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O cliente no banco do motorista

O cliente no banco do motorista
Jackeline Menezzes
mar. 1 - 4 min de leitura
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Sempre quando apresentamos certos termos ou conceitos pensamos logo em algo que acabou de surgir no mercado. Falar sempre sobre o marketing é necessário voltar um pouco no tempo para chegar aonde estamos hoje.  

Peter Drucker sugeriu que os princípios do Inbound Marketing tem como marco em sua fundação o conceito de Seth Godin desenvolvido no livro “Marketing de Permissão” de 1999.

Em 2006, Brian Halligan e Dharmesh Shah (co fundadores da Hubspot) através do lançamento de um software de gerenciamento de campanhas e assim o Inbound Marketing surgiu como conceito em 2006. Essa estratégia ficou popular em 2009 com o Lançamento do Livro: “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.

Em termos simples, é o processo de ajudar potenciais clientes a encontrar sua empresa.

Principais características do Inbound Marketing:

  • Comunicação aberta: marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, a interação é aberta e constante;
  • Continuidade: em vez de interromper as pessoas, a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais convenientes para elas;
  • Maior engajamento: a partir de um relacionamento de confiança criado pela constante geração de valor sem interrupções, o engajamento é maior.

O inbound marketing tem a poderosa capacidade de colocar os clientes no banco do motorista, conectando-o com pessoas que estão genuinamente interessadas no que você tem a dizer.

"O Inbound Marketing é tão poderoso porque você tem o poder de dar ao pesquisador/consumidor exatamente quais respostas eles estão procurando no ponto exato que eles precisam. Isso constrói confiança, reputação e autoridade em qualquer nicho em que você está praticando essa forma de marketing." – Joshua Gill, Consultor de Marketing de Entrada e SEO, Inbound Authority

Aqui está um comparativo:

Principais características do Outbound Marketing:

  • Comunicação unilateral: em um anúncio há pouca ou nenhuma interação. A marca fala e o público ouve;
  • Interrupção constante: a experiência de consumo é pausada (muitas vezes a contragosto) para que a mensagem de venda seja divulgada;
  • Menor engajamento: se o produto vendido não for o que a pessoa precisa, no momento certo, o anúncio vai ter pouco efeito sobre ela.

Etapas do processo de Inbound Marketing:

Atrair, Converter, Vender, Encantar.

A importante e fundamental Jornada do Cliente, não recebe esse nome em vão. Ela representa, literalmente, todas os passos que o cliente transcende desde o momento em que ele começa a buscar informações superficiais sobre um produto ou serviço até o momento em que ele decide, de fato, efetuar a compra.

Para exemplificar um pouco usamos o conceito do funil de vendas que representa o processo de decisão divido em três etapas: topo, meio e fundo.

O início da jornada de compra - Topo do Funil como num funil de verdade aqui concentra a maior parte de todo tráfego tudo entra aqui, conteúdos fantásticos, redes sociais, site, blog, vídeos etc.

O cliente agora sabe como pode resolver seus problemas de melhor maneira - Meio do Funil, começa aqui uma etapa de profunda e atenta reflexão e intenção. Estreitar os laços por assim dizer.

 

Hora da decisão e considerações - Fundo do funil. Aqui é necessário estar munido de verdades, cases reais, demonstração específica do seu produto ou serviço oferecido por você e dedicado ao seu cliente, bastante hack mentais e provas sociais com argumentos sólidos e persuasivos.

 

Você deve montar uma comunicação que converse diretamente com ele e faça a sua abordagem sutil. Escolher quais plataformas utilizar. Mais importante aqui o público-alvo deve estar bem definido.

E mãos à obra...
 



Referências:
https://www.marketo.com/inbound-marketing/
Livro: Marketing na Era Digital – tabelas página 477

Imagem: accendadigital
Imagem carro: istockphoto
Imagem: dibert.com


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