Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O Marketing no Ambiente Digital

O Marketing no Ambiente Digital
Josiane Camacho Laurentino
abr. 1 - 2 min de leitura
000

As ferramentas digitais transformaram o modo de produção de diversos segmentos, mudaram a forma como consumimos informação e entretenimento e o modo como nos relacionamos com outras pessoas, migrando nossos contatos sociais para as mídias sociais e consequentemente mudaram também o jeito como o Marketing é feito, ampliando e muito suas possibilidades de atuação.

Se no nosso dia-a-dia já buscamos informações, produtos, serviços, novos fornecedores, opiniões de outros consumidores, tudo de forma online, isso se reflete também na forma de agir do Marketing.

Nesse mundo digital é possível oferecer um conteúdo mais personalizado aos seus clientes, ampliar sua presença (é muito mais fácil estar acessível a diferentes públicos de forma online do que no formato presencial, por exemplo), analisar de forma rápida e eficiente o desempenho das estratégias adotadas e manter um fluxo contínuo de testes e melhorias: uma estratégia é desenvolvida, implantada, testada e avaliada de modo muito mais rápido.

Além disso, ampliou-se e muito as possibilidades de atuação nas diferentes plataformas, pois com os avanços tecnológicos tudo pode ser uma interface de comunicação (do celular inteligente à geladeira conectada).

Dentro da gama de possibilidades disponíveis para uso do seu negócio nos ambientes digitais, é importante primeiro estabelecer a sua estratégia, o seu plano de Marketing, pois será a partir dele que serão escolhidas as plataformas e tecnologias que serão usadas (dentre as quais podemos citar as páginas digitais, o e-mail, as realidades mistas, as tecnologias mobile, as plataformas de redes sociais, as plataformas de busca, os aplicativos mobile, os games, as tecnologias inteligentes de voz e os vídeos).

Diante de tantas possibilidades é quase impossível estar presente em todas, por isso torna-se fundamental primeiro fundamentar o plano estratégico e depois escolher as ferramentas de acordo com os objetivos traçados no planejamento. As estratégias, por sua vez, também podem se valer de diversos caminhos, dentre os quais citamos a presença digital, o marketing de conteúdo, o marketing de afiliados, o marketing de influência, o e-mail marketing, o mobile e o inbound marketing, além dos tão conhecidos Social Ads, SSM e SMO e o SEM e SEO.

As possibilidades são muitas, por isso, primeiro defina o planejamento estratégico do seu negócio. A partir daí ficará muito mais claro quais plataformas, ferramentas, tecnologias e estratégias serão úteis aos seus objetivos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você