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Por que as palavras-chave são fundamentais para o seu blog?

Por que as palavras-chave são fundamentais para o seu blog?
Marcus Pereira
ago. 23 - 5 min de leitura
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Depois da invenção do Google as conversas de mesa de bar nunca mais foram as mesmas. "Quantos anos tem o cantor X?" "Quem foi o medalha de ouro da última Olimpíada?" "Como é mesmo nome daquele ator do filme Y?" "Qual a melhor opção de balada para a sexta-feira à noite?"

Não há discussão que resista. Graças aos resultados de busca do Google nenhuma dúvida fica sem resposta.

Isso acontece porque alguém, em algum lugar da internet, um dia publicou um conteúdo que responde aquela pergunta ou no mínimo se relaciona com o tema da pesquisa — ou seja, a palavra-chave. Como você já deve ter percebido no título toda essa história de mesa de bar só está aqui para falarmos sobre elas.

Você já deve ter ouvido muito falar sobre as palavras-chave, queridinhas do marketing digital e muito comentadas pelos profissionais que estudam o SEO — Search Engine Optimization — ou em português, a Otimização para Mecanismos de Busca.

Hoje quero te mostrar porque elas são importantes, e mais do que isso, porque é importante planejar com calma as palavras-chave que você vai utilizar em seu blog.

O que raios são as palavras-chave?

Para começarmos partindo da mesma página vamos entender um pouco melhor o que são as ditas palavras-chave. Também conhecidas pelo nome em inglês — keywords — as palavras-chave são os principais instrumentos utilizados pelos buscadores.

Podem ser definidas, portanto, como os termos usados pelos usuários para solucionar problemas e obter respostas. Do outro lado da moeda, se você é um profissional de marketing digital ou empreendedor, palavras-chave são os termos que você vai utilizar para direcionar a criação de seus sites, páginas e posts para o blog.

Falando especificamente sobre um blog, quando você define uma palavra-chave e produz um conteúdo sobre ela você está dizendo para o Google que seu artigo trata daquele assunto, e por esse motivo pode ser exibido para usuários que fizerem buscas por esse termo ou relacionados.

Por que as palavras-chave são tão importantes para o seu conteúdo?

Essa é uma pergunta muito comum e de resposta fácil e rápida: pois sem pensar nas palavras-chave seu conteúdo dificilmente será encontrado no vasto mundo da web. Ela significa a diferença simples entre ser encontrado, lido e compartilhado ou apenas continuar no limbo do desconhecimento e do anonimato.

Mas, ok, nem todo mundo valoriza a audiência pura e simples. Será que não há nenhum outro benefício de um bom planejamento de palavras-chave, em especial no que diz respeito à geração de novos negócios? É claro que há.

Ao desenhar uma estratégia de marketing digital sua preocupação deve ser de planejar ações que possam aumentar o engajamento da sua comunidade, o valor da sua marca, a geração de leads, e como consequência de tudo isso, as suas vendas.

O seu conteúdo, otimizado para palavras-chave tem uma grande parte disso. Pense bem: é por meio dele que há uma chance maior de sua marca ser encontrada, resolver um problema de um usuário, e potencialmente transformar este indivíduo em um prospect que pode vir a se tornar seu cliente.

Como fazer um bom planejamento de palavras-chave então?

Como tudo no marketing digital — e na vida, arrisco dizer — não há bônus, sem ônus; benefício, sem esforço. Ou seja, não basta escolher um monte de palavras-chave que tem a ver com seu negócio e começar a produzir conteúdo aleatoriamente para cada uma delas. É preciso ser mais estratégico do que isso.

Para planejar com eficiência pense que os potenciais consumidores que entram em contato com a sua marca começam uma jornada de compra e entram no seu funil do marketing de conteúdo. Para cada etapa desse funil existem diferentes palavras-chave para você investir conforme o estágio em que o lead se encontra na jornada.

Quem acabou de entrar no seu funil e ainda está no topo provavelmente vai se interessar mais por temas mas básicos relacionados ao universo da sua empresa. Aqueles que já desceram um pouco e estão no meio do funil provavelmente já entenderam que têm um problema e estão avaliando opções de solução — inclusive a sua empresa.

Por último, aqueles que estão no fundo do funil já decidiram que vão comprar mais ainda precisam de mais informações para terem certeza que estão agindo corretamente ao comprar de você. Se a jornada dos seus prospects é longa e complexa dessa forma, não faz sentido dedicar pouca atenção para a construção dos conteúdos, não é verdade?

Cada palavra-chave se origina de uma pergunta que precisa de respostas objetivas e claras. O papel do conteúdo que você produz então é justamente focar em oferecer essas respostas, de forma que os usuários tenham na sua marca e no seu perfil a imagem de alguém relevante para aquele universo de temas.

Palavras-chave e conteúdo de qualidade formam o par perfeito. Cabe a você descobrir como transformar essa dupla em sinônimo de resultados para sua comunidade!

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