Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

SWOT para a vida

SWOT para a vida
Haiane Rocha
fev. 22 - 3 min de leitura
000

É imprescindível ao desenvolver um planejamento de marketing e traçar estratégias para analisar o ambiente em que a empresa, produto ou serviço está inserido. As estratégias adotadas podem ser diferenciadas para um mesmo produto ou serviço em função do macroambiente e microambiente de marketing.

O microambiente refere-se ao olhar do ambiente interno da empresa, no qual impede a sua capacidade de entregar o melhor serviço ou produto para seu público-alvo. Nesse caso, a avaliação do ambiente interno analisa os departamentos, processos, produtos, pessoas, entre outros. O macroambiente é composto por forças externas que afetam o microambiente, podendo ser de ordem econômica, demográfica, tecnológica e cultural.

Geralmente, as empresas conseguem controlar o que está dentro da organização e que afeta a entrega ao público-alvo. Porém, analisar o macroambiente é interessante para se preparar numa possível reação mais rápida em frente ao mercado, o que pode fortalecer a empresa com vantagens competitivas frente aos seus concorrentes.

Dentro dessa análise dos ambientes surgem importantes informações para alimentar o instrumento de planejamento: a Matriz Swot. É uma ferramenta estratégica que avalia as Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) de uma organização, de produto ou serviço ou até mesmo quando planejamentos a vida pessoal ou profissional.

Por meio da matriz SWOT ou também conhecida como FOFA, adaptada a sigla em português, os profissionais conseguem avaliar de forma didática e de simples aplicação as suas forças e fraquezas com um olhar do ambiente interno e oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Os resultados desses cruzamentos fazem a organização relacionar os pontos fortes para potencializar as oportunidades ou ajustar os pontos fracos para aproveitar as oportunidades. Além de se proteger das ameaças do mercado.

Da matriz de confrontação, seguem 4 frentes para o plano estratégico:

  1. Ofensiva: quando as oportunidades podem ser aproveitadas pelos pontos fortes.
  2. Ajustes: quando os pontos fortes enfrentam as ameaças.
  3. Defensiva: quando os pontos fracos não permitem aproveitar as oportunidades.
  4. Sobreviver: quando as ameaças atingem seus pontos fracos.

No cruzamento é possível aprofundar e escolher a melhor estratégia, prever cenários e oportunidades, confrontar ameaças e ajustar pontos fracos. A partir da SWOT, é necessário desenvolver um plano de ação mensurável com indicadores e prazos para avaliações constantes para alcançar objetivos e os resultados planejados. Uma ferramenta simples e poderosa que pode ser utilizada para ter resultados concretos seja para os negócios ou para vida.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você