Storytelling é a arte de contar histórias, uma das artes mais antigas que conhecemos no mundo.
E antes que você pense que em nada se relaciona com o seu negócio, quero esclarecer que quando a sua marca ou empresa conta uma história, ela se conecta com sua audiência em outro nível.
Nada prende mais a atenção do que alguém chegar em um ambiente e anunciar que tem algo a contar, uma história, um caso.
Muitas empresas utilizam essa técnica para atingir os sentimentos de sua audiência, pois é esse o objetivo principal quando se fala em conexão com o cliente.
Contar a história da sua marca, como tudo começou, os obstáculos que você precisou transpor para se afirmar como negócio e as suas pequenas conquistas, os pequenos passos, tudo isso certamente irá gerar uma maior percepção de valor sobre o que você oferece. Essa é uma excelente forma de agregar valor ao seu produto.
Além disso, o storytelling é uma excelente estratégia a ser utilizada sempre, mas principalmente na fase de divulgação da Jornada de Compra do seu cliente.
Quando a sua persona recém conhece a sua marca é oportuno que você conte a sua história para já a atrair a transformar-se de visitante em seguidora de sua empresa ou sua marca.
Seus seguidores passarão a ver a sua marca sob outro prisma e você gera valor ao seu negócio.
Porém, é muito importante que você saiba bem “quem” é o seu negócio, precisa ter definido o seu branding, sua personalidade enquanto empresa.
Definir o brand persona, a personalidade do seu negócio é tão fundamental quanto definir a sua buyer persona, o perfil do seu cliente ideal.
E quando se tem clareza sobre a branding e a buyer persona, a comunicação flui sem ruídos, sem interferências, pois quem tem a solução encontra quem sofre de um problema que esta resolve. Nesse momento é realizada a mágica da venda inteligente.