Muito mais do que identificar o publico alvo é necessário compreender quem é o seu cliente e como ele consome o seu produto e serviço, e o que ele espera receber da sua marca, em relação a cada fase do funil de vendas até a finalmente o estágio de compra.
PARECE SIMPLES, EU SO PRECISO SABER QUEM É PUBLICO QUE CONSOME MEU PRODUTO, ASSIM EU JÁ TENHO SUCESSO?
Não, apenas isso não é suficiente!
Parece clichê quando falamos isso, mas o compreender atualmente o processo da jornada do consumidor é desafiador e de extrema importância para que você obtenha sucesso e fidelidades nas suas ações, pois hoje o consumidor possui vários canais e não necessariamente segue a ordem de um funil, por isso é importante estar atento a cada movimento desse processo para ser eficiente e entregar e interagir conforme o estágio do processo até a venda.
Se a empresa não se preocupar em alinhar uma comunicação, não criar a sua personalidade de marca dificilmente chegara a compreender o Buyer Persona e saber o que ele espera, deseja e quer.
Buyer Persona é muito mais do que saber quem é o seu cliente e o que ele faz, é entender e corresponder a necessidade para que ele possa ser um influenciador da sua marca e compartilhar isso seja de forma genuína ou com alguma benefício de geração de valores.
Após a identificação da Buyer Persona e ter identificado de fato qual é esse “potencial cliente” é que a marca pode trabalhar com o público alvo, sendo assim muito mais eficaz na sua estratégia de alcance, pois muito mais do que um número a empresa tem as informações necessárias e primordiais para ter uma conversão mais eficaz.
Um dos itens mais importantes também é obter os dados do que motivou o consumidor a comprar, quais foram os pontos relevantes que o fez adquirir seu serviço e não deixa-lo de lado, é necessário manter um relacionamento com esse cliente, oferecer coisas exclusivas e incentiva-los cada vez mais a adquirir o seu produto e manter essa confiança que foi criada entre empresa x cliente.