Porque nós fazemos escolhas? O que nos motiva? Será que temos real consciência do que queremos? A princípio, todas essas perguntas parecem fáceis de serem respondidas, mas a verdade é que por trás de cada um desses questionamentos, existe uma infinidade de fatores a serem considerados.
Todas as nossas escolhas, gostos e motivadores de consumo estão inteiramente ligados às nossas interpretações subjetivas. Ou seja, é a nossa construção cultural que arquiteta a nossa realidade e orienta nossos atos. Nossa identidade é um misto de quem somos, com quem nos relacionamos e dos valores que carregamos conosco. E é esse misto de valores que dita nosso comportamento, visão de mundo e - sobretudo - nosso lifestyle e hábitos de consumo.
Assim, torna-se cada vez mais relevante, principalmente no ambiente digital, saber quem é meu consumidor e quais são seus desejos e anseios. E é na busca por essas respostas que temos a Etnogragia Digital como principal aliada, nos ajudando a decodificar o consumidor com quem desejamos construir uma relação, a fim de criar insights e inovação nas diversas formas de nos relacionar.
É buscando o entendimento dos hábitos do indivíduo, ainda que ele mesmo não tenha consciência disso, que a Etnografia Digital atua. E é para entender o significado de ações veladas dos consumidores, que têm hábitos e costumes em constante evolução e mudança, que essa ferramenta de pesquisa mapeia a estrutura dos códigos de valores de um grupo.
Decodificar uma estrutura de signos e significados dentro do que se espera encontrar para entender o comportamento digital dos consumidores, é fundamental para que se alcance a redução da margem de erro no desenvolvido de estratégias que atinjam o público que buscamos. E é nesse sentindo que Netnografia se faz tão importante, já que ela nos auxilia a descobrir a percepção construída entre uma marca e seu público.