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A importância do Plano de Marketing

A importância do Plano de Marketing

Passado mais de um ano com as restrições sociais por conta do COVID-19, meu sócio e eu já avaliamos e reavaliamos algumas vezes nosso plano de marketing. Ainda mais que o macroambiente em que estamos inseridos se apresenta “suspenso por tempo indeterminado”, já que o principal setor de nossa empresa é justamente a de eventos presenciais.

Entretanto, antes mesmo da pandemia se instalar, já sentíamos a importância de manter um bom planejamento de marketing. Afinal, vivemos no mundo VUCA (vulnerável, incerto, complexo e ambíguo), o que exige que nosso ser empreendedor seja muito mais atento e ousado.

Quando digo que avaliamos e reavaliamos nosso plano de marketing, muito ouvintes ficam com a sensação de que a empresa está “mal das pernas” e/ou que tomamos alguma decisão muito errada no passado. Entretanto, é justamente o contrário. Se ainda estamos vivos no mercado é porque estamos constantemente em alerta. E precisamos desmistificar o plano de marketing. Ele não é um entrave e sim um guia para o sucesso. Sucesso este composto de muitas pesquisas, análises e aprendizados.

Para cada ação de marketing, seja para uma ação em rede social, um novo serviço a ser ofertado, uma parceria, ou qualquer outra ação que reflita na nossa marca e/ou na entrega de nossos serviços, analisamos a viabilidade respondendo as seguintes perguntas:

  1. Quais os principais motivos do plano?
  2. Quais são os principais objetivos a serem alcançados?
  3. Quais são as estratégias a serem implementadas?
  4. Como está o macroambiente (política, economia, fatores tecnológicos, sociais, etc) em relação ao plano?
  5. Como tem se comportado o microambiente (mercado, público-alvo e concorrentes diretos, indiretos e assimétricos)?
  6. Como está o ambiente interno, tais como: situação financeira, staff, posicionamento de marca, canais de comunicação, volume de vendas e serviços prestados?
  7. Quais são as forças e fraquezas do produto bem como as oportunidades e ameaças do ambiente?
  8. Quais as ações a serem feitas? E quais são de maior impacto e menor esforço?
  9. Qual o orçamento disponível e o prazo desejado?
  10. Quais são as métricas que iremos coletar para avaliação e controle?

A princípio, pode parecer muitas perguntas a serem respondidas, mas são apenas perguntas essenciais que todo plano de marketing deveria ter. Como tudo na vida, a repetição ao longo do tempo fará com que essas perguntas passem a fazer parte do nosso mindset empreendedor e com um belo bônus: abrindo portas para muitas outras perguntas e oportunidades.

Marketing na Era Digital
Vivian Kadowaki
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Acredito que o aprendizado continuo e a busca por novas oportunidades são essenciais para nosso crescimento. Tenho experiência com B2B, coordenação e produção de ações promocionais e de eventos corporativos. Vamos somar nossas experiências?

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