Passado mais de um ano com as restrições sociais por conta do COVID-19, meu sócio e eu já avaliamos e reavaliamos algumas vezes nosso plano de marketing. Ainda mais que o macroambiente em que estamos inseridos se apresenta “suspenso por tempo indeterminado”, já que o principal setor de nossa empresa é justamente a de eventos presenciais.
Entretanto, antes mesmo da pandemia se instalar, já sentíamos a importância de manter um bom planejamento de marketing. Afinal, vivemos no mundo VUCA (vulnerável, incerto, complexo e ambíguo), o que exige que nosso ser empreendedor seja muito mais atento e ousado.
Quando digo que avaliamos e reavaliamos nosso plano de marketing, muito ouvintes ficam com a sensação de que a empresa está “mal das pernas” e/ou que tomamos alguma decisão muito errada no passado. Entretanto, é justamente o contrário. Se ainda estamos vivos no mercado é porque estamos constantemente em alerta. E precisamos desmistificar o plano de marketing. Ele não é um entrave e sim um guia para o sucesso. Sucesso este composto de muitas pesquisas, análises e aprendizados.
Para cada ação de marketing, seja para uma ação em rede social, um novo serviço a ser ofertado, uma parceria, ou qualquer outra ação que reflita na nossa marca e/ou na entrega de nossos serviços, analisamos a viabilidade respondendo as seguintes perguntas:
- Quais os principais motivos do plano?
- Quais são os principais objetivos a serem alcançados?
- Quais são as estratégias a serem implementadas?
- Como está o macroambiente (política, economia, fatores tecnológicos, sociais, etc) em relação ao plano?
- Como tem se comportado o microambiente (mercado, público-alvo e concorrentes diretos, indiretos e assimétricos)?
- Como está o ambiente interno, tais como: situação financeira, staff, posicionamento de marca, canais de comunicação, volume de vendas e serviços prestados?
- Quais são as forças e fraquezas do produto bem como as oportunidades e ameaças do ambiente?
- Quais as ações a serem feitas? E quais são de maior impacto e menor esforço?
- Qual o orçamento disponível e o prazo desejado?
- Quais são as métricas que iremos coletar para avaliação e controle?
A princípio, pode parecer muitas perguntas a serem respondidas, mas são apenas perguntas essenciais que todo plano de marketing deveria ter. Como tudo na vida, a repetição ao longo do tempo fará com que essas perguntas passem a fazer parte do nosso mindset empreendedor e com um belo bônus: abrindo portas para muitas outras perguntas e oportunidades.