O marketing de conteúdo é uma estratégia essencial para atrair o interesse do público, mas se a este trabalho não for conectado as estratégias de SEO, o objetivo pode não ser cumprido, afinal quando uma pessoa quer saber mais sobre algum produto e serviço, normalmente vai buscar mais informações em uma ferramenta de busca como o Google, certo?
Aplicando as estratégias de SEO é possível garantir que os mecanismos de busca reconheçam o conteúdo como mais relevante e, portanto, seja melhor ranqueado na SERP (Search Engine Results Page) que é o resultado da pesquisa dos buscadores da internet, onde um usuário pesquisa por uma palavra-chave e são retornados várias páginas com vários links podendo ser pagos (anúncios) e os orgânicos.
Pesquisas apontam que 90% das pessoas que fazem uma pesquisa no Google clicam apenas nos links que são mostrados na primeira página e para as empresas conseguirem estar no topo das buscas é preciso investir/patrocinar (Google Adwords) ou investir em técnicas de SEO.
Para as páginas estarem nas primeiras posições da SERP o algoritmo do Google faz um ranking para determinar quais sites aparecerão nestas posições e entender como este algoritmo funciona é um grande desafio.
Alguma das variáveis utilizadas pelo algoritmo do Google para um bom ranqueamento são:
• Title tag (título das páginas de resultados);
• Conteúdo de exclusivo e de qualidade;
• Velocidade de carregamento das páginas;
• Site seguro HTTPS (certificado SSL);
• Responsividade, Usabilidade, Mobile friendly;
• Qualidade dos backlinks;
• Taxa de cliques na SERP;
• Tempo de permanência;
• Uso das palavras-chave.
Apenas com estas poucas variáveis é possível entender que o algoritmo dá relevância para um conteúdo que prese a experiência do usuário certo? Na verdade, ninguém sabe ao certo como este algoritmo funciona e tudo que ele leva em consideração para o ranqueamento dos sites, pois as atualizações neste algoritmo é constante e se torna cada vez mais complexo compreendê-lo, estimasse que o algoritmo leve em consideração mais de 200 fatores para identificar uma página com um conteúdo relevante a pesquisa.
Mas SIM a dica é: desenvolva um conteúdo baseado na melhor experiência do usuário e que seja relevante para o público que deseja atingir e esteja por dentro das melhores práticas de SEO, utilizando de ferramentas especializadas e tenha conhecimento das atualizações dos motores de busca, pois desta forma terá grandes chances de conseguir um bom posicionamento na SERP.
O marketing de conteúdo e SEO são complementares e para conseguir bons resultados é impossível não colocar em prática as estratégias de maneira conjunta, pois somente assim será possível entregar conteúdos relevantes para o público-alvo e ao mesmo tempo proporcionar que estes materiais sejam encontrados de forma fácil pelos mecanismos de busca “organicamente”, conseguindo se destacar em meios aos concorrentes.
Para conseguir isso é importante investir em bons profissionais e ferramentas adequadas. No mercado existem profissionais redatores com bons conhecimentos em SEO o que ajuda bastante, mas só isso não basta, pois as estratégias de SEO são complexas e não terminam com a geração de conteúdo, é um trabalho que envolve rotina, estudo e atualização constante, e por isso é importante procurar por profissionais especialistas ou até mesmo agências especializadas, caso contrário todo os esforços aplicados as estratégias em conjunto também terão sido em vão e os conteúdos gerados pela sua empresa se tornarão defasados rapidamente.