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A influência estratégica como meio para a referência e identificação da marca.

A influência estratégica como meio para a referência e identificação da marca.
Rejane Ferreira de Oliveira Dias
set. 17 - 4 min de leitura
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A humanidade sempre procurou referências ao longo de toda a vida e somos influenciados pela família, afazeres, estudo, trabalho e a sociedade em si. Quando buscamos adquirir  algo e precisamos decidir a respeito, procuramos entender e ouvir a opinião de quem já possui ou teve a experiência com determinado produto ou serviço. E a partir do momento em que somos impactados naturalmente por opiniões, histórias, casos ou experiências de pessoas e marcas que respeitamos, ou que temos qualquer simpatia, o impacto da informação recebida se torna uma opinião que nos aproxima tornando o produto, serviço ou marca, algo admirável e de respeito.

E como proceder para estarmos em linha com nossos consumidores e trabalhar os produtos de modo que eles estejam na mente e no seu dia a dia, como sendo essencial ou de referência? Primeiro passo, e como de praxe, estudar o seu comportamento, desejos, necessidades e avaliar o uso e a experiência adquirida com o que temos a oferecer de forma constante. Fazer testes, entrevistas e avaliar como ocorre esse impacto dará um norte às estratégias de inovação e ainda trazer luzes como ideias criativas tornando sua marca uma referência para o público.

A grande maioria das marcas hoje existentes, possuem ou procuram nomes de profissionais que as representam e muitas ainda contratam pessoas famosas ou conhecidas para fazerem a publicidade de seus produtos. A relação que se cria com essas pessoas, as imagens e conteúdos que elas produzem aproxima o público de tal forma que a marca passa a ter um valor e credibilidade até mesmo maior do que se produzisse propagandas de outbound marketing, por exemplo. 

O custo de montar um plano estratégico para o projeto de influenciadores deve ser tratado com muito planejamento e foco naquilo que a empresa queira passar como mensagem, com o cuidado de entender exatamente com quem ela irá relacionar a sua marca. Esse influenciador deve ser extremamente avaliado, profissionalmente e pessoalmente, em relação ao que ele expressa, assim como os seus hábitos de vida. O intuito é que essas pessoas sejam representantes de valor. 

A importância de ter influenciadores diretamente ligados aos produtos e serviços da empresa, como por exemplo uma indústria que produz vinhos e que possui nomes que entendem do assunto e dão cursos incríveis para as pessoas conhecerem a bebida e saberem apreciar e escolher a melhor garrafa conforme os seus pratos ou encontros sociais, são tão importantes ou mais, que pessoas famosas que estão sempre nas mídias. 

Isso também não impede da empresa contratar nomes famosos que circulam nos restaurantes e que devam apreciar a sua marca de vinho, ou que promovam festas com as suas garrafas, ou que atuem com projetos gastronômicos aparecendo acompanhadas de pessoas que também são influenciadoras e com hábitos de vida os quais gostaríamos de ter ou vivenciar.

E dentro dessa estratégia, o mais importante é entender que essas pessoas nas redes sociais, não podem apenas ter 100 mil seguidores, mas sim, possuir uma taxa de engajamento relevante, comentários de valor e reposts dos seus conteúdos. Do contrário, vamos apenas pagar por números de seguidores que não estão acompanhando de fato aquele profissional ou influenciador famoso. 

É necessário o entendimento e que haja uma área ou agência dedicada a estratégia digital, para que esses influenciadores e conteúdos sejam sempre avaliados e que as postagens possam estar devidamente amarradas nos algoritmos corretos para que cheguem aos perfis destinados, e assim, a empresa faça o investimento mais adequado e com impulsionamento estratégico de retorno.

 


 


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