[ editar artigo]

A netnografia e a necessidade de socialização humana estão interligadas

A netnografia e a necessidade de socialização humana estão interligadas

A netnografia é tão importante para qualquer trabalho voltado para o marketing na era digital, quanto socializar é para um ser humano. Ambos estão intrinsicamente relacionados, uma vez que, estamos acostumados a nos relacionarmos dentro de nossa bolha, também conhecida como tribo.

 

Mas o que a netnografia tem a ver com a socialização humana?

 

Simples, é difícil nos comunicarmos com eficiência com um grupo de pessoas quando não conhecemos seu comportamento, sua linguagem, sua cultura. E é por isso que é muito mais fácil nos socializarmos dentro de um grupo que tem a mesma cultura que nós. Sentimos como se fizéssemos parte de algo.

O mesmo se dá quando uma empresa quer entrar em um mercado, seja ele digital ou não. É preciso que, antes que ela saia distribuindo seu produto ou serviço, conheça intimamente quem é o público com quem ela quer conversar para que a comunicação possa ser eficiente.

Eu trabalho em uma agência especializada em marketing de conteúdo e temos uma cliente que do segmento de moda praia e fitness com peças dos tamanhos 38 a 52. Dentre esses tamanhos conversamos com, no mínimo, 4 públicos diferentes. Entre eles:

- aquela mulher que gosta de se cuidar e ligada com a aparência do seu corpo;

- aquela mulher que está em processo de aceitação do corpo;

- aquela mulher que busca por roupas que valorizem suas curvas, mas busca ainda diminuir de peso para chegar na aparência desejada;

- aquela mulher que já aceitou suas curvas, as ama, porém cuida da sua saúde, mas não com o intuito de emagrecer. Apenas de estar saudável.

 

O que todas elas têm em comum, dentro dessa cliente?

 

O se amar e a busca pelo autorrespeito, pela valorização dela como mulher e como ela é. Todas essas características estão ligadas ao movimento de empoderamento feminino.

Para trabalhar esse tipo de público, é necessário adentrar em seu universo para conhecê-lo e entender o que tem por trás de cada comportamento e cada desejo. E é aí que a netnografia entra.

Entender os significados, suas gírias e as dores desses grupos, ajudam a criar uma estratégia eficiente de comunicação da marca com seu público. Essa comunicação ajuda a estreitar os laços, e associado com um atendimento e pós-venda que estejam dentro dos pilares da marca, as vendas e fidelização do público são apenas 2 das consequências.

Quando estamos alinhados com nossos clientes e com seu público, fica muito mais fácil  desenvolve ruma estratégia que atingirá os objetivos dos clientes. E eles estando satisfeitos, a agência também fica!

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você