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A volatilidade no ambiente de marketing

A volatilidade no ambiente de marketing

Nos deparamos com uma pandemia que se propagou de uma forma avassaladora. Podemos ver o quanto ela mudou nossa abordagem e a abordagem do mundo diante de tudo, das relações interpessoais, do modo de trabalho e da forma que vemos o mundo. Não seria diferente se formos pensar na tecnologia, nossa opinião sobre como a tecnologia influencia na nossa vida e como podemos utilizá-la também mudou. Se baseando na curva de avanço de tecnologia, sabemos que ela corre de forma exponencial, porém nós a vemos com um crescimento linear.

Acredito que isso tenha mudado de 2020 para cá. Afirmo isso pelas mudanças que sofri no mercado de trabalho que atuo. Trabalho com próteses auditivas, aparelhos auditivos, de uma marca alemã. Há mais de 3 anos, nós tínhamos a possibilidade de atendimento remoto, que poderia ser oferecida para o paciente. Assim podemos programar os aparelhos auditivos sem que o paciente vá até a clínica. Essa programação é feita de forma simples, só precisava que o paciente tivesse o app instalado no celular e internet disponível. Porém, nunca era utilizada pelos profissionais, eles sempre diziam que o paciente era idoso, que não ia conseguir, mas se quer tentavam. Quando a pandemia chegou e tivemos o país parado, lojas fechadas, e essa foi a única alternativa para atender os pacientes. Tudo mudou, a visão sobre o uso da tecnologia mudou, e hoje, mesmo retornando as atividades normais, nós mantivemos esses atendimentos e está sendo um sucesso.

Um outro ponto que eu vejo, para esse mesmo exemplo, é que quando a tecnologia pode trazer vantagens lucrativas para a empresa, ela resolve investir mais. Com as lojas fechadas, as vendas de aparelhos auditivos poderiam ter sido ZERO, mas com os atendimentos remotor, conseguimos manter um fluxo, mesmo que menor, de vendas. Assim contribuindo para menor prejuízo. Após ver a importância dessa aplicação, até mesmo para fins financeiros, a empresa adotou protocolos para seu uso e fez alguns investimentos.

Se me perguntarem se eu consegui ver algum propósito para esta pandemia, eu relato que nós aprendemos a sobreviver.

Marketing na Era Digital
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