[ editar artigo]

Análise SWOT PR.RP

Análise SWOT PR.RP

Focada no autoconhecimento contínuo, realizei a análise SWOT da minha marca pessoal/profissional. Refleti a respeito dos pontos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, no primeiro momento. Depois, esbocei a Matriz de Confrontação, para combinar os fatores internos, com fatores externos. Contribuindo para o mapeamento do que é ofensivo, defensivo, o que ameaça à sobrevivência do negócio e aquilo que precisa de ajustes.

Da análise dos ambientes internos e externos surgiu a matriz FOFA ou SWOT com o objetivo de me preparar para possíveis situações futuras e decisões estratégicas, antecipando movimentos, ou ao menos, prevendo a possibilidade de determinadas ocorrências possíveis alternativas.

Desta forma, consigo avaliar minhas Competências e a Análise de Cenários, já que é uma ferramenta útil para avaliar uma empresa, um projeto, uma parte do projeto, um produto, uma pessoa, uma equipe, etc.

Para cada um destes itens, perguntei:

*Pontos fortes S

  • O que você (empresa/ equipe/ pessoa) faz bem?

  • Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?

  • O que outros (empresas/ equipes/ pessoas) acham que você faz bem?

*Pontos fracos W 

  • No que você pode melhorar?

  • Onde você tem menos recursos que os outros?

  • O que outros acham que são suas fraquezas?

*Ameaças T 

  • Que ameaças (leis/ regulamentos/ concorrentes) podem prejudicar?

  • O que sou concorrente anda fazendo?

*Oportunidades O

  • Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?

  • Que tendências e  “modas” você pode aproveitar em seu favor?

A comparação entre pontos fortes e fracos, junto com as oportunidades de mercado e ameaças, me permitiu esclarecer dúvidas:

  1. Como posso tirar vantagens das novas oportunidades utilizando meus pontos fortes? 

  2. Quais pontos fracos posso melhorar?

  3. Com quais pontos fortes é possível neutralizar as ameaças?

  4. Como posso transformar ameaças em oportunidades?

  5. Quais ameaças aliadas à fraquezas preciso temer mais?

Trata-se de um trabalho contínuo, vitalício e periódico.

 

 

Marketing na Era Digital
Patrícia Rônel - PR.RP
Patrícia Rônel - PR.RP Seguir

RP – Comunicação Social – Relações Públicas - CONRERP/2ª – 4520 Portfólio: www.patriciaronel.com.br

Ler conteúdo completo
Indicados para você