Focada no autoconhecimento contínuo, realizei a análise SWOT da minha marca pessoal/profissional. Refleti a respeito dos pontos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, no primeiro momento. Depois, esbocei a Matriz de Confrontação, para combinar os fatores internos, com fatores externos. Contribuindo para o mapeamento do que é ofensivo, defensivo, o que ameaça à sobrevivência do negócio e aquilo que precisa de ajustes.
Da análise dos ambientes internos e externos surgiu a matriz FOFA ou SWOT com o objetivo de me preparar para possíveis situações futuras e decisões estratégicas, antecipando movimentos, ou ao menos, prevendo a possibilidade de determinadas ocorrências possíveis alternativas.
Desta forma, consigo avaliar minhas Competências e a Análise de Cenários, já que é uma ferramenta útil para avaliar uma empresa, um projeto, uma parte do projeto, um produto, uma pessoa, uma equipe, etc.
Para cada um destes itens, perguntei:
*Pontos fortes S
O que você (empresa/ equipe/ pessoa) faz bem?
Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
O que outros (empresas/ equipes/ pessoas) acham que você faz bem?
*Pontos fracos W
No que você pode melhorar?
Onde você tem menos recursos que os outros?
O que outros acham que são suas fraquezas?
*Ameaças T
Que ameaças (leis/ regulamentos/ concorrentes) podem prejudicar?
O que sou concorrente anda fazendo?
*Oportunidades O
Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
Que tendências e “modas” você pode aproveitar em seu favor?
A comparação entre pontos fortes e fracos, junto com as oportunidades de mercado e ameaças, me permitiu esclarecer dúvidas:
Como posso tirar vantagens das novas oportunidades utilizando meus pontos fortes?
Quais pontos fracos posso melhorar?
Com quais pontos fortes é possível neutralizar as ameaças?
Como posso transformar ameaças em oportunidades?
Quais ameaças aliadas à fraquezas preciso temer mais?
Trata-se de um trabalho contínuo, vitalício e periódico.