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Aplicando o funil de conversão ao Instagram

Aplicando o funil de conversão ao Instagram

O funil é uma analogia muito utilizada para ajudar a explicar o fluxo de diversos processos. No marketing não é diferente, através da representação do funil de conversão é possível enxergar perspectivas e traçar estratégias específicas que irão levar seu público do momento em que ele conhece sua marca até quando fecha uma compra. 

Apesar de sabermos que essa jornada do cliente é extremamente dinâmica, através do funil podemos visualizar comportamentos semelhantes do público com aquele nível de consciência  e dependendo do objetivo e momento do seu negócio, gerar ações que podem aumentar o fluxo de potenciais clientes, se relacionar e gerar maior conexão com eles ou converter aqueles que já confiam em sua marca em clientes.

Com pequenas adaptações podemos pensar nesse caminho para diversos canais. Vamos fazer essa análise com a ótica do Instagram?

TOPO DE FUNIL = ATRAÇÃO 

Estou chamando a atenção de quem ainda não me conhece?

Neste estágio, a pessoa muitas vezes está inconsciente de que tem um problema e pode não estar familiarizada sobre como seu perfil pode ajudá-la. Foque em atrair a atenção e ser visto pelo maior número de pessoas possíveis para que essas visualizações se convertam em seguidores.

Formato: Feed e Reels

Métricas: Descoberta (Likes, impressões e alcance)

Ações: Posts compartilháveis, bom uso de hashtags, co-produções, reels com conteúdos bem específicos sobre seu segmento ou que tragam luz para o problema.

MEIO = RELACIONAMENTO

Estou fazendo esse visitante querer me seguir?

Após atrair a atenção do seu visitante é importante reparar que existem dois estágios de consciência na qual ele pode estar: consciente de que existe um problema, até tem interesse em saber mais, mas não toma uma decisão, ou ele pode estar consciente de que existe uma solução e está em um momento de pesquisa para entender o que faz mais sentido para sua situação.

Aqui ele já começou a consumir seu conteúdo e está construindo uma relação mais forte com o que você tem a dizer. O foco deve ser em chamar atenção para o próximo passo, encontrar a solução que atenderá sua necessidade ou desejo e aumentando ainda mais a relação de confiança com esse potencial cliente.

  • Formato: Stories, Live, IGTV, Feed
  • Métricas: Relevância (comentários, compartilhamentos e salvamentos)
  • Ações: Stories com bastidores, uso de figurinhas de interação, caixinha de perguntas, enquetes, conteúdos que demonstrem autoridade, que façam implicações sobre o problema que você resolve e de que maneira você pode resolvê-los

FUNDO = AÇÃO

Como desperto a curiosidade do seguidor para consumir meu conteúdo e levar a uma venda?

Aqui na maioria das vezes seu seguidor já está totalmente consciente, já fez pesquisas, já sabe o que quer, qual produto quer e porque quer. Só falta um empurrãozinho para realmente optar pelo seu produto/serviço.

É aqui que seu cliente em potencial decide fazer negócios com você, ele já consome seu conteúdo e te considera uma referência, tornando muito mais fácil vender para ele. 

  • Formato: Destaques, link da bio, Direct.
  • Métricas: cliques em links na bio, “arrasta para cima”, vendas
  • Ações: aprofundamento técnico, chamadas para ação que direcionam para fora do Instagram, gatilhos de escassez e urgência.

Em resumo a intenção de entender todas essas etapas é criar uma estratégia que apresente ao consumidor aquilo que ele precisa para evoluir o nível de consciência e optar por se relacionar e tornar-se um consumidor da sua marca.

Para finalizar quero deixar um exercício para você praticar com cada uma dessas etapas, escolha um objetivo para o seu negócio e crie um post com esses detalhes em mente, atenção às métricas para mensurar o resultado e abuse da sua autenticidade para criar uma relação única com seus potenciais clientes.

Marketing na Era Digital
Bruna Vallin Santos
Bruna Vallin Santos Seguir

Estudante de administração, curiosa, que não tem vergonha de se arriscar e que acredita que o óbvio deve ser dito.

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