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As Redes Sociais na Estratégia das Marcas

As Redes Sociais na Estratégia das Marcas
Fernanda Cristine Meneghetti Barbosa
jun. 1 - 3 min de leitura
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A essência do ser humano é a comunicação. O conceito de nos reunirmos com pessoas que possuem interesses em comuns aos nossos já existe há pelo menos 3 mil anos atrás. Hoje o que muda é a ajuda da tecnologia, mas a essência continua sendo a mesma.

A banda larga acompanha e tem um papel muito importante na evolução das redes sociais, fornecendo velocidade e conectividade. Com o 4G ficou muito mais fácil das pessoas produzirem conteúdo. No início de 2004 surgiram os blogs e iniciativas do empoderamento do consumidor, que a partir de então começou a ter mais voz, parou de apenas consumir conteúdo, para também produzir, compartilhar, curtir e opinar.

A tecnologia nos proporcionou ter acesso a inúmeros tipos de informações de uma forma muito rápida, através de sites de colaboração como o Wikipédia, fóruns dos mais variados temas, blogs, e as redes sociais que só crescem.

Hoje a lista de redes sociais é muito ampla, facebook, instagram, linkedin, twiter, tik tok, Snapchat, Pinterest, entre outras, cada uma com suas características próprias, onde o grande desafio para nós é conseguir se fazer presente em todas. Mas da mesma forma que nós participamos de vários grupos sociais off-line, nós como seres humanos tendemos a participar também de mais de um tipo de rede social on-line.

Estar presente nas redes sociais traz para as pessoas valores importantes de reputação, autoridade, popularidade e visibilidade. Estar nas redes significa fazer parte de um ou vários grupos, mesmo que para cerca de 90% dos usuários das grandes redes hoje, como facebook e instagram só olham e não interagem com o conteúdo, não dão like, mesmo assim essas pessoas estão nas redes olhando e consumindo o conteúdo que é postado e compartilhado nas redes, por isso a importância cada vez maior das marcas se fazerem presentes, e estarem onde o consumidor está, não empurrando a venda de seus produtos, mas se fazendo presente com a apresentação de conteúdos relevantes, que são importantes naquele momento para aquele consumidor que esta naquele tipo de rede social.

É preciso entender o contexto. Analisar de forma profunda as características de cada rede social. Não adianta ter uma comunicação para todas as redes, é preciso se atentar a como se comunicar em cada rede, o que o consumidor busca em cada rede, e se adaptar, se aproximar do consumidor e a partir de então porque não construir um relacionamento com ele.

Seja uma grande marca ou um pequeno negócio estar presente nas redes sociais hoje em dia é fundamental, porém não de uma forma de estar por estar, mas estar de forma estratégica, com objetivos claros definidos, com posicionamento, estudos realizados sobre o que comunicar e como comunicar em cada rede, e para quem comunicar, qual a frequência, qual o tom a ser usado. Estar nas redes sociais hoje de maneira presente e constante requer estudo e planejamento. Usar as Redes Sociais como canais estratégicos da marca, e fornecer o conteúdo ideal no momento que o consumidor está apto a consumir.

 

Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay


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