Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como o plano de marketing pode contribuir para o crescimento da empresa?

Como o plano de marketing pode contribuir para o crescimento da empresa?
Daniela Bianchini Mattos
set. 15 - 1 min de leitura
010

Plano de marketing, como o próprio nome sugere, é o documento com planejamento de marketing de uma empresa. Por conter análises, objetivos e metodologias a serem aplicadas, é o item fundamental que norteia e alinha todo trabalho a ser feito dentro e pela empresa.

Por meio das etapas de um bom planejamento, é possível saber quais são os pontos fortes e fracos de um serviço, as oportunidades e desafios de seu negócio e onde (e se) um produto entrega valor. É um processo contínuo, em busca de melhorias e oportunidade de crescimento.

Empresas que o ignoram e criam campanhas de mídias sociais, por exemplo, sem antes coletar informações importantes, como voz, persona e orçamento adequados acabam utilizando um megafone em uma mensagem confusa e sem objetivo claro vinculado aos negócios: até pode ter alcance, mas não gera resultados.

Quanto mais profunda for a etapa de diagnóstico, menos risco e mais possibilidade de insights na fase estratégica. Quanto mais estratégicos, mais ágeis se tornam os processos. Processos bem documentados também evitam achismos e discussões desnecessárias na equipe por falta de dados, erros repetidos por informações perdidas e ainda permitem a possibilidade de replicar em maior escala tudo que trouxe retorno positivo.

 

-

imagem: freepik.com/tirachardz


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você