As organizações precisam estar atentas ao que ocorre no ambiente de marketing, ou seja, verificar quais as oportunidades e ameaças referentes ao ambiente externo, bem como as potencialidades e fragilidades do ambiente interno.
Mas como fazer isso? Para cada realidade de negócio, é interessante que sejam criados possíveis cenários com base nos acontecimentos e tendências.
Seria uma forma das organizações se adequarem ao mundo VUCA que apresentam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade em seus ambientes. E, assim, os gestores poderiam estar mais preparados para criarem estratégias de marketing mais assertivas.
Um exemplo muito citado é a ocorrência da pandemia, algo inesperado e que o mundo teve que aprender e ainda está aprendendo a lidar. Dependendo do tipo de negócio, para muitos está sendo causa de falência, enquanto para outros, por mais absurdo que pareça, surgiram novas oportunidades. A grande maioria das organizações precisou se reinventar e inovar para permanecerem competitivos nesse mercado.
Nesse sentido, torna-se de suma importância acompanhar o ambiente a todo instante para dirimir possíveis incertezas e mudanças.