É fato que empresas que se antecipam diante dos sinais apresentados no mercado, tendem a ter mais sucesso em relação às que não adotam esta prática. Uma forma de entender o ambiente externo e identificar as oportunidades e as ameaças, é investigar tudo que envolve o macroambiente e o microambiente. Tal análise servirá não apenas para promover as ações de marketing, mas também para que as empresas tenham amplo conhecimento no seu negócio e do ambiente em que está inserido. Compreender esses ambientes é de suma importância na momento de traçar as melhores estratégias.
Um exemplo da influência do macroambiente, se tratando do setor imobiliário no Brasil, está relacionado com as mudanças na economia, que refletem diretamente nesse setor, visto que sente cada alteração e precisa sempre se adaptar.
Um exemplo dos pontos que melhor representam os fatores econômicos que podem influenciar no mercado imobiliário é a inflação.
Em tempos de pandemia, os bancos também entraram com facilidades para auxiliar na demanda de crédito destinado à compra imobiliária. Hoje em dia é mais fácil encontrar empréstimos com juros menores e facilidades de financiamento a fim de auxiliar quem procura uma oportunidade de garantir a casa própria.
Além dos pontos apresentados até aqui, dependendo do momento em que a economia está, o valor do imóvel será diretamente afetado, ficando mais caro, se mantendo estável ou, em casos muito raros, mais barato.
Tendo em vista os impactos positivos e negativos, nesse setor é de suma importância o desenvolvimento de uma análise de micro e macroambiente minuciosa e criteriosa. Isso significa que cada estudo de cenário e comportamento do consumidor deve ser elaborado com cuidado e de forma detalhada.
O sucesso das estratégias de marketing, afinal, nada mais é do que a consequência sobre a forma como a empresa investe em pesquisa e planejamento para se posicionar no mercado a fim de atender às expectativas de seu público consumidor.