[ editar artigo]

Data-driven: ao infinito e além!

Data-driven: ao infinito e além!

Data-driven marketing é o marketing orientado a dados, que são coletados a partir de interações com o cliente. A coleta de dados para que se possa elaborar uma estratégia que busque melhorar a experiência do consumidor através de sua jornada não é uma novidade. Mas a exponencial automação, através de softwares de gerenciamento dos dados, faz com que se consiga todo tipo de informação – uma infinidade de dados, com maior agilidade de precisão.

A grande sacada é saber fazer as perguntas certas e buscar as informações que sejam realmente relevantes. Aquelas informações que vão fazer um real sentido, para que se atinja o resultado desejado, ou seja:

- Segmentar o público-alvo para que a informação certa chegue no momento da jornada em que o cliente está.

- Personalizar de forma que as marcas se conectem com as personas certas e entregue mensagens individuais e relevantes.

- Ajudar a detectar a experiência do cliente tendo um feedback mais ágil para que se corrijam eventuais falhas.

- Desenvolvimento de produtos para que haja um “fit” melhor das necessidades do cliente, aperfeiçoando o produto ou mesmo insights para lançamento de outros.

Mas nem tudo são rosas – existem grandes desafios para se utilizar o data driven e obter os resultados almejados. Filtrar os dados certos em meio a uma infinidade deles requer configuração correta das ferramentas e instalação de scripts rastreadores. Reforço que é crucial que se faça as perguntas certas porque obter os dados pode ser fácil, mas atingir seu objetivos nem tanto.

Em conclusão, nesse universo de dados, quem souber ajustar a rota de seu foguete pode atingir as estrelas! Então: Ao infinito e além!

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você