Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

DATA DRIVEN - Marketing Orientado a Dados

DATA DRIVEN - Marketing Orientado a Dados
Andréa de Souza
nov. 30 - 2 min de leitura
000

Quando falamos em analisar dados de marketing, falamos automaticamente em KPIs - Key Performance Indicator, ou, em português, Indicador Chave de Desempenho. Ter KPIs bem definidos faz parte fundamental da estratégia de gestão de um negócio. É por meio desses KPIs que a empresa consegue entender como estão seus indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégias, dentre outros. 

No entanto, não se deve esquecer que métricas e KPIs não são sinônimos: as métricas de marketing são o primeiro passo para que qualquer empresa elabore seus planos, ações e estratégias de marketing e são representadas por indicadores que ajudam a mensurar o sucesso de uma campanha específica ou de toda a área, por exemplo, alcance, engajamento, seguidores, leads, ticket médio, valor total de vendas etc, elas são quantificáveis; já os KPIs são critérios essenciais para o objetivo e andamento do negócio. mas, caso a métrica ajude na tomada de decisão dentro da empresa, essa métrica poderá também ser considerada um KPI.

O importante é definir qual será o principal KPI do seu negócio e para isso você terá que ter bem claro qual é o seu principal objetivo. Depois de ter isso determinado será a hora de escolher os outros KPIs que também serão de grande importância para a sua empresa. 

O nome dessa estratégia de marketing que trabalha com dados é Data Driven Marketing, também conhecido por Marketing Orientado a Dados. Por meio dessa estratégia os dados são compilados e analisados e as melhores decisões para o negócio são tomadas, levando-se em consideração indicadores reais, da própria empresa, que são compilados com a ajuda de algoritmos matemáticos e estatísticos. O Data Driven Marketing permite que as empresas tenham uma visão mais clara de onde estão sendo empregados seus esforços de marketing e onde se está obtendo os melhores resultados, os piores, traçar rotas de melhorias etc.



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você