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Do Tripadvisor ao Perrengue Chique, como a internet muda o olhar sobre a viagem

Do Tripadvisor ao Perrengue Chique, como a internet muda o olhar sobre a viagem
Larissa Monteiro
jul. 17 - 4 min de leitura
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A internet muda tudo. Uma das teses do livro The Cluetrain Manifesto, lançado em 2000 faz essa colocação. E nesse tudo está a maneira como o viajante do Séc. XXI busca informações.

No mesmo ano o Tripadvisor  era lançado como uma plataforma onde os viajantes poderiam buscar informações sobre destino, classificar experiência, avaliar a qualidade do serviço e enviar fotos de hotéis em que estiveram hospedados. Ideia que o americano Steve Kaufer teve curando sua própria dor: ao planejar uma viagem para Cancun com a esposa, não conseguia obter informações comparativas entre os hotéis.

De lá pra cá o Tripadvisor recebeu investimentos, conta com pelo menos 24 plataformas subsidiárias nos segmentos de hotéis, aluguel de carro, restaurantes, companhias aéreas e cruzeiros. Segundo a própria companhia são mais de 859 milhões de comentários e avaliações levando o consumidor a outra tese presente no Cluetrain: Os Mercados começaram como conversas. A internet transforma o marketing em conversas novamente. Os parceiros do Tripadvisor buscam o selo de excelência conquistado através de avaliações 5 estrelas. A plataforma leva esses parceiros inevitavelmente a responder críticas vindas do consumidor da melhor forma possível, correndo o risco de não aparecem no topo das pesquisas por destinos e serviços, gerando menos fluxo de venda.

A possibilidade de saber a opinião de pessoas reais sobre algum produto vem tornando-se fundamental para decisão de compra. A internet facilitou esse processo. O que antes estava apenas nas memórias dos viajantes, passa a ser um review positivo, uma foto espetacular ou até mesmo cenas inusitadas que geram conteúdo de humor.

Conteúdo de humor relacionado a viagens foi o que alavancou o perfil não comercial de um jovem de 28 anos (ainda anônimo) no Instagram chamado Perrengue Chique. Com vídeos reais recebidos de vários viajantes pelo mundo, legendados com frases irônicas, o perfil mostra que a viagem para o exterior não é sempre glamorosa como muita gente pensa. Gerou ainda duas tags no mundo dos viajantes: #forçaguerreiros e #perrenguechique. O perfil tem até o momento  1.8 milhões de seguidores.

Para aqueles que trabalham com turismo tornou-se inclusive a oportunidade de perceber com maior clareza que o estava sendo vendido como passeio exclusivo na verdade era o maior “mico”. Vídeos dos beach clubs em Santorini, abarrotado de pessoas sem o menor espaço de circulação, fizeram com que agências procurassem alternativas de entretenimento para as viagens. Na mesma Santorini, um vídeo comparativo no estilo Expectativa x Realidade ironizava o pôr do sol lotado de turistas colocando a imagem lotada como se fossem clientes do cartão de crédito do supermercado Extra ao lado de outro vídeo com vista limpa e exclusiva como os clientes do cartão de crédito Amex teriam.

https://www.instagram.com/p/BvxGGbwAdob/

A AMEX que possui serviço de concierge de viagem para seus clientes perdeu uma ótima oportunidade de interação com o perfil ao falhar em mais uma tese analisada pelo Cluetrain: Empresas precisam adquirir senso de humor. Teria sido fundamental para criar vínculo e amenizar a frustração de quem usa as salas VIP da AMEX filmadas muitas vezes com superlotação e sem nenhum resquício de glamour exclusivo que promete o cartão.

O perfil que é utilizado como entretenimento produz ainda como subproduto a informação. Brasileiros residentes em outros países, principalmente países europeus, enviam vídeos de locais turísticos pelo mundo em funcionamento pós pandemia. Entretenimento que traz fôlego alimentando a curiosidade em relação a abertura de destinos, o que é ótimo para o turismo.

 

 


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