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E agora? Quem devo engajar?

E agora? Quem devo engajar?

O marketing continua sendo o mesmo, o que mudou foi a inserção de opções digitais que servem de instrumento para os gestores de marketing.

O que vem ao encontro de um novo cenário onde o marketing precisa se adaptar ao novo perfil do consumidor que utiliza de forma considerável os meios digitais.

Outra questão interessante é sobre o público-alvo, antes a preocupação se limitava a identificar esse público e criar as estratégias para alcançá-lo. Com o marketing na era digital continua essa preocupação, só que atrelada ao fato de que na internet as informações são mais dinâmicas, verificou-se a possibilidade estratégica de buscar-se um público alvo para além do consumo e que pode se transformar tanto em mídia como num gerador de mídia.

Nesse sentido, atualmente o consumidor tornou-se mais ativo, pois antes disso era passivo. O consumidor apenas ouvia uma propaganda via rádio, por exemplo, e se caso houvesse interesse pelo produto faria a compra e consumo e o máximo de pessoas para quem iria comentar ou informar sobre sua experiência de uso seria para alguns familiares e amigos. Diferente de hoje em que ao consumir um produto, logo terá a oportunidade de fazer seus comentários e relatos por meio das redes sociais ou outras plataformas. E assim, influenciar tanto de forma positiva como negativa os potenciais clientes.

Desse modo, atingir um público maior que pode gerar conteúdos ou influenciar outros potenciais compradores torna-se interessante para as organizações que buscam melhorar sua conversão de leads em consumidores reais.

Diversas são as possibilidades de estratégias digitais de marketing que podem ser definidas pelos gestores de marketing para promover uma marca, produto ou serviço, como por exemplo, criar um site, criar marketing de conteúdo num blog, utilizar e-mail marketing, ou a metodologia de Inbound marketing, mas o que se deve levar em conta nesse planejamento é a combinação adequada dessas estratégias em prol de um objetivo definido.

Outro fator é que deve haver um padrão na comunicação tradicional com a comunicação digital. Além da importância de se gerar ações combinadas entre online com off-line para obtenção de maior engajamento.

Marketing na Era Digital
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA Seguir

Administradora (UNIVALI), Especialista em Gerenciamento de Marketing (FURB/INPG), Mestre Engenharia de Produção (UFSC) e Doutora em Turismo e Hotelaria (UNIVALI) com período sanduíche na Universidade Rovira I Virgili, Espanha.

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