E-mail marketing é uma estratégia de comunicação por meio de envio de mensagens por e-mail.
O primeiro E-mail marketing em massa, aconteceu em 1978 por Gary Thuerk, quando disparou 400 e-mails em uma promoção para venda de computadores, lógico que isto se caracterizou em SPAM, uma vez que ninguém havia autorizado o recebimento de tal mensagem!
Atualmente o e-mail marketing por meio de regulações e o advento da implantação da LGPD vem garantindo excelentes estratégias e resultados no que diz respeito a ações de marketing na web. Algumas das características que levam ao sucesso do e-mail marketing
- Conteúdo personalizado e direcionado
- Mensagens multimidias e interativas
- Plataforma acessível, e viral
- Possibilidade e facilidade de arquivamento com maior facilidade
- Mensuração e rastreamento
- Integração com outras plataformas
- Facilidade de customização e inserção de diversas mídias e artes.
Quanto as estratégias de e-mail marketing pode-se afirmar que há uma grande versatilidade na sua adoção:
- Automação de jornadas e funil de atração e retenção
- Aplicação de testes A/B para conteúdo, assunto e até domínios diferentes
- Call to action para ações de cadastro e relacionamento
E para que se possa ter uma boa taxa de abertura é fundamental atentar a três fatores:
- Assunto: a definição de um título que prenda a atenção e gere curiosidade é fundamental para levar o ciente ou lead a abrir o e-mail
- Conteúdo: A qualidade do conteúdo em consonância com as palavras chaves e os temas que geram engajamento também colaboram para levar o cliente a ler seu e-mail
- Apresentação visual: trabalhar com design, usabilidade e técnicas de copywriting
Em resumo as estratégias de e-mail marketing evoluíram muito desde o primeiro disparo aos dias atuais, de inúmeros, mas simples e-mails à uma multivariedade de conteúdos e design aliado a versatilidade de uma ferramenta que foi praticamente reinventada.