Na década de 80 quando precisávamos encontrar endereços, telefones de pessoas e empresas, buscávamos as informações em listas telefônicas que eram divididas em quatro seções: assinantes, classificados, endereços, compras e serviços.
A lista telefônica foi excelente ferramenta para construção de mailing, contribuindo com o envio de mala direta com anúncios de novos produtos, ofertas e promoções para clientes específicos de uma marca/empresa e também, para fazer ligações (telemarketing) visando captar novos clientes e realizar vendas.
As empresas pagavam uma assinatura para anunciar produtos e serviços, então, quando alguém precisava com urgência, por exemplo, de um eletricista, consultava a lista telefônica para fazer contatos e orçamentos. O mesmo acontecia quando uma família queria organizar uma festa, pesquisava na lista as opções marcando com vários segmentos de eventos para conhecer suas estruturas físicas e os serviços ofertados para festas.
Nessa época estar presente nas listas telefônicas era um diferencial para divulgação e quem não estava ali, com certeza tinha mais dificuldade para ser encontrado.
Hoje, antes de decidir comprar qualquer produto/serviço, programar um passeio, viagens, buscamos informações na internet. Por isso, mesmo que você tenha um negócio no ambiente físico, seja conhecido na sua região, tenha uma quantidade considerável de clientes, é fundamental levar a imagem do seu negócio para o ambiente digital.
As pessoas quando visitam lojas, bares, restaurantes, estão sempre conectadas através do celular e automaticamente buscam o perfil desse lugar nas redes sociais para marcá-lo na selfie com os amigos. Se compram algum produto, mesmo na loja física, querem compartilhar com os amigos nas redes sociais. E se sua marca não estiver lá?
Atualmente, não ter presença digital é o mesmo que abrir uma loja no meio do nada, ninguém nunca saberá que você existe. Falar sobre isso na era digital pode parecer chover no molhado mas, acredite, muitos micronegócios não construíram sua presença digital ou estão apenas repetindo o que os outros estão fazendo — e pior, da maneira errada.
As grandes empresas conseguem estar em todos os canais relacionando com seus clientes, pois contam com uma equipe preparada para produzir conteúdos baseados em toda construção da marca, seja no físico ou no digital. Erros podem acontecer, mas com a velocidade que possuem para corrigi-los, a satisfação dos clientes é alcançada.
Pensar na estrutura dos grandes negócios pode parecer uma "competição" desleal, porém, a diversidade de consumo garante que todos tenham espaço no mercado digital, do pequeno ao grande, assim como no ambiente físico. Ninguém deixa de abrir uma loja de moda feminina porque tem como concorrente marcas de grife.
O primeiro ponto que o microempresário deve avaliar é como está a identidade da sua empresa/produto no ambiente físico. De nada adianta investir em presença digital para vender um produto e atrair um cliente, se o que você pretende apresentar na internet não condiz com a realidade do seu negócio.
Em artigos anteriores refletimos sobre o comportamento do consumidor que vem mudando de acordo com o avanço das tecnologias. Se você publica fotos e produz conteúdos nas redes sociais que não representam a verdade do seu negócio, caso esse consumidor chegue até você, terá uma má experiência e isso pode viralizar nas redes com o bom e velho boca-a-boca.
Por isso, é preciso estar atento, microempresário! A presença digital é o reflexo da sua presença no mercado físico, portanto, cuide bem do ambiente da sua loja, da qualidade do seu atendimento, na produção dos seus produtos, desenvolva bons relacionamentos com os consumidores locais, faça boas parcerias. Esses passos são estratégicos e devem ser utilizados também no seu ambiente digital.
Caso, seu negócio já esteja bem estabelecido no ambiente físico, lembre-se que para atuar na internet você precisa de três pilares: tecnologia + marketing + design gráfico.
A presença digital é o ponto de contato do consumidor com a marca / empresa / produto.
Para micro e pequenos negócios o ideal é começar criando um site. Com um pouco de dedicação qualquer pessoa consegue desenvolver um, mesmo com baixo investimento. O site é o seu ambiente, possui as suas normas e regras, layout, design. É possível desenvolver toda a característica da marca, sua filosofia, missão e como eles são trabalhados na entrega de valor para o seu público.
Com o site pronto, o próximo passo é decidir em quais redes digitais sua marca estará presente, sempre atento a experiência do consumidor, que deve ser o mais simples, objetivo, ágil e intuitivo para garantir que os clientes encontrem o que procuram com facilidade.
A maneira de lidar com o cliente no digital requer muitos cuidados e habilidades por isso, procure ajuda de um especialista de marketing no ambiente digital que saberá orientá-lo quais estratégias são ideais para o seu negócio em cada estágio de construção da sua Presença Digital.