Não basta um bom produto, é preciso uma ótima narrativa
Você sabe o que é transmídia? É uma estratégia que se utiliza do recurso de contar uma história desdobrando a narrativa, de modo que esta transpassa os meios. O objetivo é criar pontos que se conectam e vão se complementando, formando assim uma ideia mais ampla do todo. O interessante deste recurso é que se utiliza de várias plataformas para oferecer experiências diferentes, que expandem o universo do consumidor, sem perder a história original. O conceito de transmídia foi criado por Henry Jenkins, que mencionou o termo pela primeira vez num artigo publicado em 1993 e apresentou exemplos e referências no livro de sua autoria, Cultura da Convergência, de 2006.
É muito provável que você já tenha interagido com uma narrativa transmídia, sem se dar conta da estratégia construída por trás dela. De fato, é um recurso que garante uma propagação muito mais efetiva, à medida que possibilita criar engajamento em torno de um tema. Mas atenção: isso só funciona quando se constrói um bom storytelling, ou seja, quando há uma história muito bem contada, capaz de gerar interesse a ponto do interlocutor se sentir motivado a buscar cada pedacinho da história. Canais de streaming fazem isso muito bem. Se você é fã de alguma série, com certeza fica na expectativa do lançamento da nova temporada. E quando ela chega, note como as informações são publicadas em várias plataformas, em geral explorando aspectos diferentes da produção. São trailers, notícias dos bastidores, entrevistas com os atores, quiz para você testar seu conhecimento sobre os personagens — até os spoilers fomentam o engajamento do espectador, que se enreda não apenas nos episódios, mas em toda a atmosfera de discussão criada em torno da série. Isso é transmídia!
Pensando no consumidor final, como no exemplo acima, fica mais fácil de entender a narrativa transmídia. Mas, e no ambiente B2B, será que é possível criar uma narrativa de sucesso com tais características?
A resposta é sim. O ambiente B2B reúne particularidades que possibilitam à estratégia de marketing se apoiar em um transmídia storytelling. Para entender melhor, vejamos alguns dos principais aspectos de um negócio B2B:
- O ciclo de venda geralmente é mais longo em comparação ao processo de venda B2C (business to consumer, ou seja, quando a empresa destina seu produto para o consumidor final);
- Existem vários interlocutores envolvidos no processo;
- As compras são realizadas de forma recorrente;
- A importância da confiança é proporcional ao risco financeiro envolvido;
- A relação com as pessoas é tão ou mais importante do que a relação com a marca.
Com base nas características acima, é possível pensar em várias situações onde a narrativa transmídia é contada no ambiente B2B. Imagine que uma empresa deseja recrutar profissionais para posições de alta especialização e utiliza o depoimento dos próprios colaboradores, atraindo não apenas candidatos, mas despertando interesse de clientes potenciais. Ou que, visando novos negócios, crie uma forma original de divulgar casos de sucesso e estimule a visita de empresas ao seu website e aos perfis nas redes sociais. A empresa pode ainda promover mecanismos para aumentar o comprometimento de seus fornecedores a partir de premiações de performance, ou simplesmente produzir podcasts para manter os clientes atualizados das novidades da empresa. Existe uma infinidade de possibilidades a serem exploradas. Apenas a partir destes exemplos, perceba como os conteúdos das diferentes plataformas, somados, vão estabelecendo relação com os diversos pontos de contato do universo B2B, para assim cumprir os objetivos definidos no plano de marketing.
É importante lembrar que o bom conteúdo também precisa se apoiar na correta adequação à plataforma escolhida e cumprir uma frequência de distribuição.
Como se pode observar, o ato de contar histórias vem se adaptando às mudanças na sociedade, especialmente por conta das transformações da era digital. Uma das principais vantagens de se utilizar a narrativa transmídia em B2B é o fato de que ela ajuda a fortalecer a relação entre as pessoas, criando experiências baseadas na confiança, que é imprescindível para a sustentabilidade dos negócios.
Concluindo, é preciso esforço e profundo conhecimento sobre o ambiente da empresa para construir uma estratégia de comunicação baseada em transmídia e levar em consideração de que os resultados não surgirão da noite para o dia. Lembre-se de que qualquer negócio tem como objetivo crescer e se manter no mercado, em uma jornada constantemente aprimorada. E não há estratégia que funcione se não promover a entrega de valor.