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É preciso mesmo estar presente no “Ambiente Digital”?

É preciso mesmo estar presente no “Ambiente Digital”?

Talvez essa não seja uma pergunta tão frequente como era há pelo menos um ano e meio atrás, principalmente pelo fato de que a maioria das empresas já obtiveram a resposta na prática, mas há quem ainda tenha uma certa relutância ao assumir  e a investir na presença digital. Há muitos fatores que estão ligados a essa aversão, sendo eles a falta de conhecimento das ferramentas, falta de tempo e principalmente o medo de investir em um sistema novo.

 

Esse fator tem sido colocado em prova principalmente nos últimos anos,onde o número de empresas e negócios sendo fechados vem crescendo constantemente devido a crise em que o mundo se encontra, ao passo que o número de público e usuários das plataformas digitais vem aumentando da mesma proporção. As marcas que tiveram o privilégio de permanecer com suas atividades, mas com restrições de atendimento, entregas e vendas tiveram que se adaptar aos novos meios de comunicação com seu cliente. 

 

As empresas passaram a enxergar a verdadeira importância que se conectar com o seu cliente, principalmente pelo fato de que sua relevância e influência está somada a maxima potencia dentro das plataformas, tendo um comportamento extremamente imediatista, mais acesso a feedbacks e críticas, ações que provavelmente não teria oferecendo seu serviço “a moda antiga”. Essa acessibilidade proporcionou que os negócios economizem tempo e logística para se dedicar mais em sua comunicação e relação com o cliente, visando sempre o conforto e a segurança  de ambos.

 

O conceito de “presença online” se ressignificou pelos proprios usuarios, hoje ser presente não é apenas ter publicações em dia ou ter ou não um perfil das redes sociais, mas sim, se fazer presente, se conectar ao máximo com seu público, imprimir sua identidade, deixando transparecer o propósito da sua marca, se posicionando, estabelecendo comunidades. Todas essas questões são sobrepostas a fim de melhor ainda mais a estrutura de seu funil de vendas, tendo em vista que dentro do ambiente digital, ele é ainda mais dinâmico e volátil, podendo mudar constantemente.

 

Hoje em dia, na maior parte dos casos, possuir uma presença digital deixou de ser um diferencial, para se tornar uma questão de sustentabilidade de seu negócio. Segundo uma pesquisa feita pela  Mastercard, o setor de e-commerce cresceu 75%, só no ano de 2020.

Marketing na Era Digital
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