Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Educação, se liga no Mundo VUCA !

Educação, se liga no Mundo VUCA !
Denise Macedo da Silva
out. 27 - 2 min de leitura
000

Uma sigla em inglês, que significa: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Que originou em 1990, pós-guerra. O termo era utilizado pela inteligência Militar Americana para descrever os cenários possíveis de serem enfrentados e traçar os planos de contingência e ação. 

O conceito continuou a ser usado nas décadas seguintes no mundo empresarial! Mas o Mundo VUCA faz parte da nossa realidade, está integrado em nossa sociedade! 

E como tudo começa pela Educação (pelo menos deveria), é preciso, urgente, que ocorra  mudanças dos padrões tradicionais de educação. E isso não se resume a disponibilizar recursos tecnológicos de última geração, ou uma estrutura física inovadora, é preciso ir além, garantir que os alunos não serão passivos diante do novo conteúdo passado por um professor detentor de todo conhecimento. É preciso redesenhar o processo de aprendizagem.  

A Educação no Mundo VUCA, exige ambiente colaborativo híbrido, formação integral do aluno, metodologias ativas, onde o aluno aprende fazendo, por meio de projetos, mão na massa, saindo do papel passivo, o tornando protagonista do seu aprendizado, sendo estimulado a pensar, a resolver problemas, a aprender, desaprender e a reaprender. 

“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não conseguirão aprender, desaprender e reaprender”, disse Alvin Toffler, futurista e filósofo norte americano, nos anos 70.

Educação, se liga: O capital intelectual é ouro e o mundo VUCA exige mudanças! 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você