[ editar artigo]

ESG vira Atitude e Conteúdo

ESG vira Atitude e Conteúdo

Olhares mais atentos já devem ter percebido um movimento na comunicação de grandes empresas mostrando seus compromissos com pautas importantes para a nossa sociedade como em relação ao meio ambiente ou sobre inclusão de minorias em suas equipes, por exemplo.

Um movimento maravilhoso. Mas o que está fazendo com que finalmente as empresas não só façam, mas também mostrem suas ações pelo bem do nosso planeta e da nossa sociedade? A resposta pode estar no ESG - em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG - Ambiental, Social e Governança, itens cada vez mais levados em consideração nas decisões dos investidores.

Segundo a XP, ESG abrange os seguintes fatores:

  • Fatores ambientais: uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes.
  • Fatores sociais: políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados.
  • Fatores de governança: independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência.

Algumas pessoas acham o discurso sobre esses temas oportunista. Porém devemos lembrar que na Era Digital fica cada vez mais difícil as organizações pregarem uma teoria e fazer outra coisa na prática. Com a internet na nossa vida, não existe segredo.

Adotar o ESG implica em mudanças de dentro para fora. São temas em que os investidores estão atentos porque cada vez mais são fatores considerados na decisão dos consumidores. A consequência é a utilização dessas pautas na comunicação das empresas, inclusive em conteúdo. Organizações mudam, porque investidores e consumidores exigem e quem ganha é o nosso planeta e a nossa sociedade. Um ciclo bastante positivo.

Marketing na Era Digital
Leandra Gomes Gonçalves
Leandra Gomes Gonçalves Seguir

Publicitária e RP, com especializações nas áreas de Psicologia e Educação. Mais de 20 anos de experiência em departamentos de Marketing, trabalhando atualmente como professora. Descobrindo na prática que Comunicação e Educação tem muito em comum.

Ler conteúdo completo
Indicados para você