[ editar artigo]

Este é o futuro do marketing

Este é o futuro do marketing

Marketing, segundo Kotler, é a atividade humana dirigida para a satisfação de desejos, através dos processos de troca.

Nos tempos atuais, buscando identificar nossos desejos de consumo, grande parte das estratégias de marketing utilizam os cookies (não é aquele biscoito gostoso de comer) para identificar qual é o nosso desejo de compra.

Você já deve ter percebido: basta esboçar uma pesquisa em bicicletas que somos bombardeados e perseguidos por anúncios dos mais diversos tipos sobre... adivinha... bicicletas.

Apesar desta prática agir de acordo com o conceito de marketing que é satisfazer os desejos do consumidor, muitos se sentem desconfortáveis e incomodados com a enxurrada de anúncios.

Isto porque todos agem da mesma forma, que é a forma reativa. As estratégias de marketing reagem de acordo com a busca dos consumidores.

O futuro do marketing é preditivo, não reativo.

O avanço da digitalização, da ciência de dados e da inteligência artificial vai permitir conhecer o consumidor melhor, quiçá melhor do que ele mesmo.

Desta forma, ao conhecer o consumidor tão bem, a estratégia de marketing será oferecer produtos e serviços antes mesmo de ele querer consumir estes produtos e serviços.

Será como se o algoritmo lesse nossa mente e antecipasse nossos desejos.

Para Peter Drucker, o propósito do marketing é conhecer o consumidor tão bem que o produto ou serviço se venda sozinho.

Talvez, estejamos muito próximos de chegar nesta realidade.

Marketing na Era Digital
Rogerio Chinen
Rogerio Chinen Seguir

Ola meu nome é Rogerio Chinen. Medico formado ha 16 anos, atuando na area de transplante renal. Ha uns 5 anos, ampliando meus conhecimentos para outras areas alem da medicina. Fiz curso de design thinking, criatividade, desenvolvimento pessoal, etc.

Ler conteúdo completo
Indicados para você