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Estratégias de E-mail Marketing

Estratégias de E-mail Marketing

Carolina Branchi trabalha há 12 anos na Dinamize como executiva de vendas nas plataformas de marketing digital, com experiência em estratégias de e-mail marketing e inbound marketing. Atua na área de planejamento das plataformas, implementação e sucesso do cliente, fidelização, marketing e endomarketing. Ela trouxe conhecimentos a respeito do universo do e-mail marketing.

O e-mail marketing não caiu no desuso com o tempo. Muito pelo contrário! Ele é bastante recomendado para campanhas de e-mail, com o intuito de criar e manter relacionamentos com potenciais clientes e clientes, melhorando a retenção. Ele pode gerar e fidelizar leads.

É muito importante contar com ações que atualizam a base e até mesmo construam novas bases, se necessário. Desta forma, é possível garantir um mailing qualitativo, pois tudo começa com uma base sólida. Neste sentido, não compre uma lista de e-mails. Crie uma própria para a sua empresa.

Exemplos de Boas Práticas:

  1. Use HTML, e não uma imagem

  2. Versão texto simples

  3. Faça CTAs

  4. Atenção ao assunto do email

  5. Teste a frequência e horários de envio

  6. Email do remetente deve existir

  7. Apresente novidades do seu mercado

  8. Conte sobre uma mudança, reformas ou adições interessantes ao seu negócio

  9. Comunique tendências sociais e eventos atuais

  10. Dê dicas ou tutoriais

  11. Divulgue materiais que estão sendo publicados em outros canais

  12. Ofereça um desconto especial

  13. Crie um clube exclusivo

  14. Peça por feedback

Principais Erros:

  1. Comprar listas de emails

  2. Enviar com muita frequência

  3. Prometer uma coisa e entregar outra

O e-mail marketing é útil para estreitar relacionamentos, promover seus conteúdos, nutrir e educar seus leads, vender, fazer o pós-venda e trabalhar a fidelização do cliente. Vale ressaltar a diferença entre um e-mail marketing x SPAM:

A estratégia tem o potencial de gerar interesse, possibilidade de segmentar o público de interesse, automatizar muitas ações, como a jornada de compra e direcionar um conteúdo personalizado baseado em dados de comportamento dos leads e clientes. 

Exemplos de E-mail Marketing

Todos os locais que os potenciais clientes se encontram, são oportunidades de captação de leads.

Cupons de Descontos

Newsletter

Landing Pages

Mídia Paga

Exemplo de Régua de Relacionamento

Métricas Relevantes:

  • Taxa de crescimento da lista
  • taxa de inativação da lista
  • Taxa de abertura (CTR: click-through rate)
  • Taxa de clique
  • Taxa de cliques por abertura (CTOR: click-to-open rate)
  • Leads gerados
  • Eficácia da campanha
  • Taxa de descadastro (Unsubscribe) 
  • Marcação de SPAM
  • Taxa de Hard Bounce
  • Taxa de entrega

  • Taxa de conversão

  • Bounce rate (taxa de emails que voltaram)

  • ROI

Tem muito conteúdo relevante que pode auxiliar a entender o que é, por que fazer, como fazer, estratégias de como começar e exemplos práticos. (Resultados Digitais, Dinamize, Rock Content, Neil Patel e Digital House são alguns deles).

Resumidamente, devemos planejar campanhas de acordo com a persona, executar os envios conforme as boas práticas, avaliar os resultados e otimizar os emails para melhoria contínua.

Neste e-book, elaborado pela Rock Content, é possível entender as melhores estratégias de engajamento em e-mail marketing. São ideias para engajar os usuários com seus e-mails. 

 

Marketing na Era Digital
Patrícia Rônel - PR.RP
Patrícia Rônel - PR.RP Seguir

Relações Públicas. "Humanizo relacionamentos, ações de comunicação e marketing estratégico, orientado a dados - entre marcas, pessoas e cenários (outbound/inbound) - com o auxílio da tecnologia, cultura de inovação e transformação digital".

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