Carolina Branchi trabalha há 12 anos na Dinamize como executiva de vendas nas plataformas de marketing digital, com experiência em estratégias de e-mail marketing e inbound marketing. Atua na área de planejamento das plataformas, implementação e sucesso do cliente, fidelização, marketing e endomarketing. Ela trouxe conhecimentos a respeito do universo do e-mail marketing.
O e-mail marketing não caiu no desuso com o tempo. Muito pelo contrário! Ele é bastante recomendado para campanhas de e-mail, com o intuito de criar e manter relacionamentos com potenciais clientes e clientes, melhorando a retenção. Ele pode gerar e fidelizar leads.
É muito importante contar com ações que atualizam a base e até mesmo construam novas bases, se necessário. Desta forma, é possível garantir um mailing qualitativo, pois tudo começa com uma base sólida. Neste sentido, não compre uma lista de e-mails. Crie uma própria para a sua empresa.
Exemplos de Boas Práticas:
Use HTML, e não uma imagem
Versão texto simples
Faça CTAs
Atenção ao assunto do email
Teste a frequência e horários de envio
Email do remetente deve existir
Apresente novidades do seu mercado
Conte sobre uma mudança, reformas ou adições interessantes ao seu negócio
Comunique tendências sociais e eventos atuais
Dê dicas ou tutoriais
Divulgue materiais que estão sendo publicados em outros canais
Ofereça um desconto especial
Crie um clube exclusivo
Peça por feedback
Principais Erros:
Comprar listas de emails
Enviar com muita frequência
Prometer uma coisa e entregar outra
O e-mail marketing é útil para estreitar relacionamentos, promover seus conteúdos, nutrir e educar seus leads, vender, fazer o pós-venda e trabalhar a fidelização do cliente. Vale ressaltar a diferença entre um e-mail marketing x SPAM:
A estratégia tem o potencial de gerar interesse, possibilidade de segmentar o público de interesse, automatizar muitas ações, como a jornada de compra e direcionar um conteúdo personalizado baseado em dados de comportamento dos leads e clientes.
Exemplos de E-mail Marketing
Todos os locais que os potenciais clientes se encontram, são oportunidades de captação de leads.
Cupons de Descontos
Newsletter
Landing Pages
Mídia Paga
Exemplo de Régua de Relacionamento
Métricas Relevantes:
- Taxa de crescimento da lista
- taxa de inativação da lista
- Taxa de abertura (CTR: click-through rate)
- Taxa de clique
- Taxa de cliques por abertura (CTOR: click-to-open rate)
- Leads gerados
- Eficácia da campanha
- Taxa de descadastro (Unsubscribe)
- Marcação de SPAM
- Taxa de Hard Bounce
Taxa de entrega
Taxa de conversão
Bounce rate (taxa de emails que voltaram)
ROI
Tem muito conteúdo relevante que pode auxiliar a entender o que é, por que fazer, como fazer, estratégias de como começar e exemplos práticos. (Resultados Digitais, Dinamize, Rock Content, Neil Patel e Digital House são alguns deles).
Resumidamente, devemos planejar campanhas de acordo com a persona, executar os envios conforme as boas práticas, avaliar os resultados e otimizar os emails para melhoria contínua.
Neste e-book, elaborado pela Rock Content, é possível entender as melhores estratégias de engajamento em e-mail marketing. São ideias para engajar os usuários com seus e-mails.