[ editar artigo]

Experiência do consumidor

Experiência do consumidor

A comunicação de uma marca desenvolve um papel importante ao consumidor. Ela tem como objetivo entender as necessidades e entregar exatamente o que o público deseja.

Quando o consumidor procura uma marca, não busca só pelo produto, mas pela essência. Desde como a marca se comporta, o que ela acredita, que história ela conta, até as experiências que oferece.

No segmento de mobiliário, em que atuo, por exemplo, além da qualidade e durabilidade do produto, o consumidor procura uma experiência, uma história. Ele busca o móvel que possui elementos naturais, madeira, design assinado por um profissional renomado na área, história do designer, inspiração do móvel, em que momento foi desenhado e etc.

A este consumidor específico que procura por uma cadeira, que é um móvel com apelo emocional pois participa de muitos momentos rotineiros e especiais — conversas, jantares, confraternizações — aplica-se a persuasão através da experiência. 

Uma cadeira com apelo sustentável e ambiental, design de um profissional que se preocupou não somente com a estética da peça, mas também com a ergonomia são detalhes que, unidos à uma comunicação que explora esses fatores, tornam a experiência do consumidor mais relevante para ele.

Algumas empresas tornam essa experiência ainda mais cativante. Ocorre quando os pontos de vendas são também uma ambientação atrativa, muito comum em grandes redes europeias, como a IKEA, que monta um ambiente completo onde a pessoa procura e não encontra só a cadeira, mas acaba ‘sentindo’ que está dentro da sua casa. Criando uma experiência de ergonomia, prova e familiaridade, aguçando o desejo em ter a peça em sua própria casa. Todos esses fatores juntos mostram como a experiência do consumidor é determinante para que ele decida fazer uma compra.

Marketing na Era Digital
Rebecca Boaventura
Rebecca Boaventura Seguir

Comunicadora, publicitária, movida por desafios e apaixonada pela organização de eventos. Entusiasta de decoração, design, moda e foto. Atualmente coordeno o ambiente de Marketing de uma empresa de móveis de design e sustentáveis para áreas de lazer.

Ler conteúdo completo
Indicados para você