Você já refletiu sobre isso? Nunca se falou tanto sobre empatia, afeto e senso de coletividade como atualmente. Estamos aprendendo a criar novos tipos de conexões, num cenário bastante desafiador: o isolamento social e a chegada do novo normal.
Percebe-se que hoje as campanhas publicitárias estão focadas nas medidas de proteção aos funcionários, no cuidado com o atendimento ao cliente e na prestação de serviço para a população. Sim, estamos falando sobre relações humanas e também sobre marcas. Afinal, elas fazem parte da sociedade.
Essa visão humanizada, que finalmente está no foco das organizações, deve estar inserida não só na publicidade, mas na cultura e no DNA dos negócios, sendo base para construir relacionamentos consistentes. "Empresas são feitas de pessoas e para pessoas".
Segundo Peter Drucker, o maior ativo de uma empresa é o seu pessoal.
Antes de falarmos com os consumidores, precisamos olhar para dentro, cuidar dos clientes internos. Porque o movimento começa de dentro para fora.
É preciso colocar o colaborador no centro das estratégias.
Devemos falar mais sobre o marketing humanizado (H2H) e a importância que um trabalho consciente de endomarketing tem para o sucesso de uma organização.
“Antes de ser símbolos, marcas são como pessoas, feitas por pessoas. Todos estão em isolamento, mas as marcas vivem dentro de cada um de seus consumidores” ²
Os colaboradores são as pessoas que estão próximas dos consumidores e, por isso, sabem das dores e das necessidades desse público nos detalhes.
Trabalhar o marketing interno no ambiente corporativo vai muito além de motivar pessoas e engajar times. É algo que constrói relacionamentos duradouros entre pessoa x pessoa, marca x cliente, maximizando resultados para atingir os objetivos da corporação.
Quando a empresa entende a importância do profissional no todo, criando uma comunicação alinhada aos valores da organização, o colaborador consegue transmitir o sentimento de confiança com mais facilidade para os clientes, tornando a relação transparente e autêntica (Também estamos na "era da autenticidade". Que bom!). Não existe mais espaço para atendimentos frios, falta de clareza ou de posicionamento. O colaborador hoje é um grande influenciador e embaixador da marca.
Mas como implementar o endomarketing e criar relações que possam gerar resultados?
- O fato é que o ser humano gosta de se sentir parte de algo, construir resultados, compartilhar ideias, “vestir a camisa”. Por isso, inicie o processo buscando entender as reais necessidades do seu cliente interno. Ouça, dê voz, converse, incentive
- Fale sempre sobre a visão da empresa, compartilhe os objetivos e crie um ambiente realmente transparente
- É preciso estreitar as relações. Dessa forma, a empresa também deve estar presente nos momentos importantes da vida profissional e pessoal do colaborador, assim como na vida de todos os stakeholders
- O feedback também é fundamental para o sucesso do marketing interno. Reconhecer os resultados positivos e negativos é necessário para que todos sigam alinhados com os mesmos propósitos
- Use o storytelling para engajar os colaboradores. Não há nada mais humano e envolvente do que contar histórias, pautadas nos valores da empresa, para que os profissionais se sintam inseridos e relevantes na construção de resultados e, assim, alcançar as metas propostas
Por fim, que as empresas passem a ter esse olhar voltado para o endomarketing e para a humanização de marca, não só para resultados, mas também para fazer a diferença no mundo, realizando transformações sociais. Que elas também estejam presentes no dia a dia das pessoas, criando ações que possam gerar impacto positivo, construindo relações sustentáveis para o presente e o futuro.
Referências:
1 BALBO, Wellington. O maior ativo das empresas. Acesso realizado em: 18/06/2020.
2 SILVESTRE, Guilherme. Aprendizados no relacionamento entre marcas e clientes. Acesso realizado em: 18/06/2020.
CAMPOS, Ana. Endomarketing – o cliente interno é a chave do sucesso. Acesso realizado em: 18/06/2020.
SIMÃO, Mauricio. Marketing Humanizado é tendência após pandemia. Acesso realizado em: 18/06/2020.
PEZZOTTI, Renato para UOL. Empatia domina tom das campanhas durante pandemia de covid19. Acesso realizado em: 18/06/2020.