É um tanto óbvio falar sobre como a pandemia intensificou o uso da tecnologia em todos os públicos possíveis e em cada tipo de negócio existente.
Com o isolamento, os idosos - o principal grupo de risco - tiveram que deixar de fazer as caminhadas matinais, a rotina diária do mercadinho e da padaria, o dia de encontrar amigos no clube, sem falar nos esperados bailes da terceira idade de que não puderam mais participar.
Atualmente existem muitas atividades direcionadas a esse público, no entanto, sempre presenciais.
Com o isolamento teve um aumento significativo de idosos entrando em plataformas sociais como o Facebook, e aprendendo a baixar e fazer pedidos pelo aplicativo. Os encontros com amigos na caminhada matinal transformaram-se em grupos no WhatsApp.
Houve uma grande mudança na forma de viver e de ver da terceira idade. Hoje eles conhecem e sentem a rapidez que o mundo tecnológico proporciona. O benefício e segurança de ficar em casa modificaram as necessidades desse público que sempre mostrou ser fiel e excelente divulgador do marketing boca a boca.
A “Integra Gerações de Porto Alegre” realizou uma pesquisa com 459 pessoas acima de 50 anos e obteve resultados surpreendentes. Ocorreu um aumento de 34% nos serviços de entrega de alimentos na pandemia, mas o que mais surpreendeu foi o crescimento da presença em lives, que passou de 18% para 71% nesse público. As aulas on-line passaram de 22% para 53%. E 99% usam WhatsApp, seguido do Facebook e Instagram.
O grupo pôde perceber que consegue estar mais perto da família mesmo estando longe, tem um médico em casa através da telemedicina e pagar suas contas pelo Internet Banking sem filas. Isso vem acontecendo em todo mundo.
Esse assunto me interessou muito, porque o público alvo do meu negócio são pessoas entre 50 a 80 anos, e o planejamento do marketing na era digital me desafiou a quebrar minhas próprias convicções. Além de mostrar-me a importância de realmente conhecer profundamente o meu público deixando a minha opinião de lado e seguindo dados e fatos, acreditando na evolução das pessoas, e não só nas máquinas.
Um novo mercado está surgindo com muitas possibilidades. Serviços direcionados aos idosos da era digital podem trazer muitos benefícios socioeconômicos.
O mundo está mudando, está ficando mais velho e as pessoas estão vivendo mais, então aquela história de que o idoso é um publico sem futuro virou estória para esse novo mundo digital.