[ editar artigo]

Idosos na Era Digital

Idosos na Era Digital

       É um tanto óbvio falar sobre como a pandemia intensificou o uso da tecnologia em todos os públicos possíveis e em cada tipo de negócio existente.

       Com o isolamento, os idosos - o principal grupo de risco - tiveram que deixar de fazer as caminhadas matinais, a rotina diária do mercadinho e da padaria, o dia de encontrar amigos no clube, sem falar nos esperados bailes da terceira idade de que não puderam mais participar.

       Atualmente existem muitas atividades direcionadas a esse público, no entanto, sempre presenciais.

       Com o isolamento teve um aumento significativo de idosos entrando em plataformas sociais como o Facebook, e aprendendo a baixar e fazer pedidos pelo aplicativo. Os encontros com amigos na caminhada matinal transformaram-se em grupos no WhatsApp.

        Houve uma grande mudança na forma de viver e de ver da terceira idade. Hoje eles conhecem e sentem a rapidez que o mundo tecnológico proporciona. O benefício e segurança de ficar em casa modificaram as necessidades desse público que sempre mostrou ser fiel e excelente divulgador do marketing boca a boca.

        A “Integra Gerações de Porto Alegre” realizou uma pesquisa com 459 pessoas acima de 50 anos e obteve resultados surpreendentes. Ocorreu um aumento de 34% nos serviços de entrega de alimentos na pandemia, mas o que mais surpreendeu foi o crescimento da presença em lives, que passou de 18% para 71% nesse público. As aulas on-line passaram de 22% para 53%. E 99% usam WhatsApp, seguido do Facebook e Instagram.

       O grupo pôde perceber que consegue estar mais perto da família mesmo estando longe, tem um médico em casa através da telemedicina e pagar suas contas pelo Internet Banking sem filas. Isso vem acontecendo em todo mundo.

       Esse assunto me interessou muito, porque o público alvo do meu negócio são pessoas entre 50 a 80 anos, e o planejamento do marketing na era digital me desafiou a quebrar minhas próprias convicções. Além de mostrar-me a importância de realmente conhecer profundamente o meu público deixando a minha opinião de lado e seguindo dados e fatos, acreditando na evolução das pessoas, e não só nas máquinas.

       Um novo mercado está surgindo com muitas possibilidades. Serviços direcionados aos idosos da era digital podem trazer muitos benefícios socioeconômicos.

       O mundo está mudando, está ficando mais velho e as pessoas estão vivendo mais, então aquela história de que o idoso é um publico sem futuro virou estória para esse novo mundo digital.

Marketing na Era Digital
Daniela Yumi Morisawa
Daniela Yumi Morisawa Seguir

Formada em Relações Públicas com 23 anos de experiência em eventos corporativos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você