Mas para início de conversa, afinal o que são inbound marketing e outbound marketing? Vamos lá!
Segundo Gabriel e Kiso (2020), são estratégias para atrair leads ou clientes, que adotam métodos diferentes, enquanto o inbound age de forma menos invasiva, respeitando o espaço do cliente, o outbound já é mais interruptivo, seu foco são as mídias tradicionais (outdoor, TV, flyers, etc.).
Inbound Marketing
Segundo a HubSpot:
‘’O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado de acordo o que busca na Internet.’’
Uma tática essencial dessa estratégia é o marketing de conteúdo, que utiliza diversos mecanismo para captar leads (clientes potenciais), como postagens nas redes sociais, vídeos, textos de blogs, etc.
Para essa estratégia é necessário aplicar a metodologia Inbound, popularmente conhecido como funil de vendas. Cada passo desse medo é fundamental para nutrir (educá-lo com seu conteúdo) e qualificar seu lead. Confira:
Outbound Marketing
A RockContent define como:
‘’O Outbound é o marketing tradicional que já estamos acostumados. Ele se materializa nas grandes mídias e em anúncios e processos de venda que soam mais intrusivos ao consumidor.’’
É, também, caracterizado por ir ao cliente e não atrair o cliente até você. Diferente do Inbound, ele é mais difícil de ser mesurado e tem maior custo médio de aquisição de clientes.
Mais detalhes sobre essas duas técnicas:
Infográfico Mzclick
As duas estratégias são fundamentais para seu negócio, uma não deve substituir a outras, mas sim complementar!
Referências
https://www.mzclick.com.br/inbound-marketing-vs-outbound-marketing/
https://resultadosdigitais.com.br/blog/inbound-outbound-marketing/
https://rockcontent.com/br/blog/inbound-marketing-x-outbound-marketing/
https://br.hubspot.com/blog/marketing/o-que-e-inbound-marketing