O mundo atual vem sofrendo acentuadas e aceleradas mudanças, não poderia ser diferente no marketing, especialmente em tempos de pandemia o digital teve uma aceleração exponencial.
O outbound marketing ou marketing tradicional ainda tem resultados eficazes especialmente em produtos de grandes empresas que tem mais possibilidades de acesso, devido ao alto custo de investimento. Já o inbound, tem uma concepção totalmente diferente, onde as ações são mais direcionadas a um custo bem mais acessível, tornando possível que pequenas empresas também tenham o seu espaço.
Comparo o outbound a tiros de canhão – certamente em algum momento atinge o seu alvo, porque tem foco na propaganda direta do produto, a empresa procura o cliente, a comunicação é unidirecional, faz um marketing de interrupção.
Comparo o inbound a um atirador de elite – estuda e mira seu alvo para acertá-lo com maior precisão porque foca na educação de seu público, atrai o cliente até a empresa, a comunicação é bidirecional, faz um marketing de permissão.
Acredito que o outbound não será substituído pelo inbound, assim como a internet não substituiu a TV. Mas acredito que, com o passar dos anos, levando-se em consideração que existe cada vez mais informação e que as pessoas estão cada vez mais exigentes e impacientes, acrescentando a isso a aceleração digital, o inbound conquistará uma proporção muito mais relevante de leads em um futuro próximo.