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Influência, a nova moeda

Influência, a nova moeda
Josiane Camacho Laurentino
jun. 23 - 3 min de leitura
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Apresentar produtos e serviços ao consumidor, mostrar as vantagens da aquisição, converter o lead em compra e, posteriormente, em promotor da marca são algumas das etapas da Jornada do Consumidor dentro do Marketing Digital. Avaliando as estratégias possíveis dentro de cada etapa, o Marketing de Influência configura-se em uma das mais bem sucedidas atualmente.

Se analisarmos a nossa própria Jornada do Consumidor, ou seja, o caminho que nós percorremos desde a descoberta até a compra, veremos que muitas das estratégias convencionais não chamam mais nossa atenção. Anúncios em sites e aplicativos são fechados sumariamente, propagandas com marcas não chamam nossa atenção (e são poucas as marcas em que confiamos, não é mesmo?)... diante deste cenário, o trabalho dos influencers surge como uma possibilidade concreta de atingir públicos e ganhar a confiança dos consumidores com formatos que as ações convencionais de marketing não conseguiriam.

A base do trabalho dos influencers é feita através do pilar de confiança, reputação e vendas. Uma ação baseada na influência de uma pessoa parte do objetivo de causar uma mudança concreta, uma ação, como diz Bia Granja, "Influência é transformação no pensamento e ação que, para além de inspirar ou informar, causa uma mudança concreta." Uma ação com influencers, portanto, não pode ser apenas mais uma peça de venda, pois o consumidor precisa confiar na pessoa do influencer, pois é a partir dele que será formada uma opinião ou desejo. O uso da imagem de uma pessoa famosa para vender um produto, em um lindo cenário que claramente foi produzido não é uma estratégia de marketing de influência. Uma ação legítima com influencers mostra a pessoal em situações mais próximas da realidade dela, em que o influencer faz uso do produto ou serviço em um contexto que gera conexão e empatia com o público. Narrativas verdadeiras, que mostram a conexão do influencer com o produto ou serviço, atraem a atenção e estimulam as pessoas, e tendem a ser mais bem sucedidas, gerando números maiores de conversões.

Toda a estratégia precisa ser elaborada a partir da Jornada, portanto é preciso encontrar o influencer certo para cada etapa da jornada. É importante lembrar que influencer, comunidade e marca precisam ter valores alinhados ou teremos um resultado falso, que não convencerá ninguém. Influenciadores expressarão os valores da marca, por isso é crucial escolher pessoas que compartilhem suas visões.


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