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Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo
Ana Carolina Del Vigna Missé
abr. 29 - 9 min de leitura
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Cada vez mais empresas e marcas vêm apostando no marketing de conteúdo como estratégia para se destacar da concorrência, atrair visitantes e alavancar as vendas.

Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo nada mais é a melhor maneira de gerar tráfego orgânico para sua marca. Quando bem executado, ele te faz depender menos de investimentos em mídia para atrair público para seu blog ou site.

A maneira como as pessoas consomem marketing e propaganda mudou com o advento das novas tecnologias e a transformação digital. Com a internet, as pessoas passaram a consumir apenas aquilo que as interessa, sendo que tudo o que não for importante é rapidamente ignorado e até mesmo bloqueado.

Nesse contexto de publicidade, surgiu o marketing de conteúdo. Que nada mais é do que uma forma de envolver o seu público-alvo, atraindo mais clientes para a sua marca com a disponibilização de materiais relevantes para seus potenciais compradores.

Com uma estratégia bem executa, ela permite depender cada vez menos de investimentos em mídia para atrair público para seu blog ou site. O conceito por trás do marketing de conteúdo está ligado a atração de clientes por meio da entrega de algum material de valor, seja ela um artigo, e-book, webinar e etc.

Por meio da produção de conteúdo de qualidade, muitos consumidores podem vir a conhecer e confiar na sua marca, ou seja, é uma estratégia de atração.

A cada dia, mais pessoas se sentem confortáveis em utilizar a internet para realizar pesquisas acerca de produtos e serviços que pensam em adquirir, mas tem um porém...ainda não estão totalmente convencidas ou buscam entender um pouco mais antes de fechar uma compra.

Por meio do marketing de conteúdo, podemos alcançar essas pessoas, atraindo-as para o site e apresentando as suas soluções para os problemas delas, gerando muito confiança e conseqüentemente mais negócios.

Isso é feito ao pesquisar quais são as maiores dúvidas ou problemas de seu público-alvo, utilizando palavras-chave de pesquisa nos buscadores para entender quais tipos de conteúdo serão relevantes para seus consumidores

Marketing de conteúdo e o inbound marketing

O marketing de conteúdo está contido dentro do inbound marketing, só que num conceito mais amplo. Podemos dizer que o inbound é composto por toda e qualquer estratégia de marketing que busca capturar o interesse de consumidores de uma maneira não tão invasiva.

Com a transformação digital, houve uma mudança radical no comportamento dos consumidores em geral, sendo que as regras do mercado também sofreram mudanças.

Dessas mudanças, nasceu o inbound marketing, que é um conjunto de ferramentas de marketing baseadas no conceito de criação e compartilhamento de conteúdos relevantes para um público-alvo específico, buscando a permissão para se comunicar com seus potenciais clientes de forma direta, afim de criar um relacionamento entre eles.

Resumindo, a estratégia de inbound marketing busca fazer com que os clientes venham até a empresa, atraídos por uma mensagem simples, eficaz e direcionada exclusivamente a eles. Como o interesse partiu deles, fica muito mais simples apresentar soluções e fechar negócios.

Para fazer com que o consumidor passe por toda a jornada de compra de forma intuitiva e não invasiva, o inbound se baseia em quatro pilares:

  • Atrair — entregar conteúdo relevante e de interesse do público-alvo do negócio;
  • Converter — transformar um visitante em lead, apresentando soluções aos seus problemas;
  • Vender — fechar o negócio, entregando valor ao cliente;
  • Encantar — criar uma verdadeira relação junto ao lead para que ele se torne um evangelista da marca e haja a fidelização.

Em vez de fazer uso de propagandas agressivas, jogando anúncios ao usuário sem que ele esteja interessado em seus produtos ou serviços, o objetivo é atrair o público de uma forma leve e intuitiva. Aqui, o público que vem até você, com interesse pelo que a sua marca tem a dizer, dando permissão para o recebimento da sua mensagem.

Por conta disso, o inbound marketing também é chamado de marketing de atração.

Dentro desse conceito, temos o marketing de conteúdo, que é uma das estratégias utilizadas nesse processo de geração de valor aos consumidores e atração de novos clientes para a marca. O marketing de conteúdo é apenas uma das várias outras estratégias contidas dentro do inbound marketing que pode ser aplicada para a atração do público, sendo que existem outras ações que podem ser empregadas em conjunto.

Podemos dizer que o marketing de conteúdo funciona como um ímã, buscando atrair o máximo de pessoas que fazem parte de seu público-alvo para que as outras estratégias de inbound marketing possam ser colocadas em ação, transformando o consumidor em lead, depois em cliente e este em um promotor da marca.

O que você precisa entender é que, ao investir em marketing de conteúdo, a sua marca segue uma estratégia de inbound marketing. Ou seja, atrai o público-alvo de forma sutil e ganha sua confiança por meio da entrega de informações relevantes para suas dores e problemas.

Vantagens do marketing de conteúdo

Reduz o custo do marketing

Investir em mídia tradicional é caro e os resultados nem sempre são de acordo com o esperado.

Aumento do tráfego do site

Produzir um conteúdo considerado relevante pela sua audiência pode fazer com que o seu site ocupe o primeiro lugar nas buscar do Google. Sendo que nesse local ele sempre será encontrado pelo seu público, que costuma considerar os primeiros resultados como os mais relevantes.

Educa o público-alvo

Caso o público não conheça a sua marca, provavelmente ele também não entendem muito bem o mercado no qual você está inserido ou as soluções que a sua empresa oferta. A produção de conteúdo também permite educar o público, demonstrar as aplicações práticas de suas soluções e como elas podem auxiliar na dor ou demanda, respondendo dúvidas dos clientes e ensinando a eles o que é necessário para tomar a decisão pela compra.

Reduz o CAC

Um CAC muito alto é prejudicial ao negócio, afetando a lucratividade. Afinal, caso haja muito investimento para a atração de um novo cliente, esses valores saem do fechamento da venda, reduzindo o seu retorno.

Por meio de uma estratégia de conteúdo sólida, é possível reduzir drasticamente o CAC, fazendo com que o processo de venda se torne mais simples e a atração dos consumidores algo natural, já que eles buscam pelo conteúdo que sua empresa entrega, e não o contrário.

Melhora a visibilidade da empresa

Outro ponto forte de uma estratégia de marketing de conteúdo é o reconhecimento de sua marca pelos consumidores, fazendo com que eles saibam exatamente quem é a sua empresa e os produtos e serviços que ela oferece. As pessoas tendem a ter uma maior propensão de fazer negócios com quem elas conhecem, pois mantêm um sentimento de confiança com as marcas que são familiares. Esse é um pulo do gato do marketing de conteúdo.

Impulsiona a geração de leads

Ao distribuir um conteúdo de qualidade, o caminho do marketing se tornar inverso, já que sua empresa não vai mais atrás dos clientes, mas os atrai pela oferta de informações relevantes.

Dessa forma, boa parte do tráfego em seus canais de conteúdo é formado por leads, pessoas que tem um real interesse nas informações ofertadas e que são uma venda em potencial.

Aumenta as vendas

Quando falamos em marketing de conteúdo, o aumento de vendas é algo natural, afinal de contas, existirá a atração de vários consumidores com um interesse em suas soluções, produtos e serviços. Além disso, com o passar do tempo e o aumento da autoridade de sua marca na internet, mais consumidores começarão a confiar nela e se tornarão promotores, repassando a sua mensagem para outros clientes em potencial.

Melhora o engajamento

Ao produzir um conteúdo de qualidade, você aumenta o interesse das pessoas pela sua marca e as interações delas com a sua empresa, gerando engajamento.

Fideliza o cliente

O marketing de conteúdo também é responsável pela fidelização, uma vez que demonstra que a sua empresa se importa em sanar as dúvidas dos clientes e com o seu sucesso. Isso aumenta o lifetime-value, o valor total gasto por um cliente em sua empresa. Ou seja, o cliente sempre volta a fazer negócios com a sua empresa, pois confia em seus produtos e serviços.

Antes de criar um planejamento, defina objetivos, metas e demais elementos. É preciso entender o conceito da marca, a fim de produzir materiais que realmente a representem, atraiam e conquistem público-alvo ideal.

Os conteúdos produzidos, como artigos para o blog, vídeos e até mesmo textos para estratégias de e-mail marketing influenciam na maneira como o consumidor enxerga a sua empresa. Dessa forma, tudo precisa ser bem planejado!


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