Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Marketing de relacionamento para o seu negócio

Marketing de relacionamento para o seu negócio
Monica Vitória
abr. 15 - 7 min de leitura
000

Hoje em dia, o marketing de relacionamento se resume a construir um relacionamento que perdurará com os clientes. E muitas empresas começaram a implementar essa estratégia em seus negócios. Principalmente usando dados e feedbacks dos clientes. É  assim que eles criam relacionamentos de longo prazo com os clientes.

Costuma-se dizer que aqueles que colocam essa estratégia como prioritária criam uma forte conexão. Em outras palavras, é um processo de negócios em que o relacionamento e a lealdade do cliente estão em primeiro lugar. 

Além disso, as pessoas geralmente misturam esse termo com o termo "Gerenciamento de relacionamento com o cliente". Eles compartilham apenas o mesmo acrônimo de CRM, mas na realidade são totalmente diferentes.

Marketing de relacionamento com clientes e negócios

Atualmente, vivemos em um ambiente de negócios competitivo. As empresas são incapazes de sobreviver com uma atitude transacional em relação aos clientes. É por isso que eles usam o CRM como uma das melhores estratégias de marketing contemporâneas para satisfazer as necessidades de seus clientes.

Uma das chaves mais importantes para o desenvolvimento de um negócio de sucesso é praticar um bom CRM. Sem esse elemento importante no seu marketing, você não poderá progredir nos seus negócios. Ao falar sobre CRM, a maior ênfase está no cliente e no relacionamento. Eles começam com o primeiro encontro do cliente com a marca e continuam até que a venda seja feita. 

Em vez disso, os profissionais de marketing de relacionamento veem a venda como o primeiro passo para um relacionamento lucrativo com a marca. Porque tudo se resume ao envolvimento a longo prazo e à lealdade à marca. O que é muito mais valioso para as empresas do que as vendas individuais.

5 Estratégias de Marketing de Relacionamento com o Cliente

Atualmente, as empresas se concentram na construção de confiança com os clientes. É assim que eles inspiram a lealdade à marca. Portanto, a melhor estratégia para construir relacionamentos com o cliente é focar na emoção.

Você sabia que a maioria das marcas que se destacam no CRM usa nostalgia em suas campanhas? É uma das conexões mais poderosas que os consumidores podem ter com uma marca. 

É por isso que o merchandising de marca está se tornando parte de algumas das campanhas de marketing mais bem-sucedidas. Outras estratégias que também são muito importantes são:

A boa equipe de atendimento ao cliente

Toda grande estratégia começa com uma boa equipe de atendimento ao cliente. O bom atendimento pode diferir de empresa para empresa, portanto, você precisa especificar seus serviços. 

O apoio a toda equipe que adora trabalhar juntos. Oferecer algumas vantagens é uma maneira interessante de motivar e incentivar sua equipe, como viajar fora do escritório.

Foco nos interesses do cliente

Identifique tópicos e interesses que os clientes têm. Com essas informações, você cria um conteúdo para abordá-las e dar o acesso gratuito a elas. Por exemplo, você pode criar vídeos informativos sobre produtos que os clientes compraram recentemente.

E não se esqueça dos boletins, eles destacam clientes individuais e compartilham suas histórias.

Comunicação com os clientes

Boas habilidades de comunicação são indiscutivelmente uma das características mais importantes necessárias para melhorar e expandir seus negócios. Ser capaz de se comunicar com os clientes através da mídia social, o e-mail pode levar a um aumento nas vendas, repetir negócios e referências.

Crie experiências melhores que aumentam a probabilidade de compra e que encaminham novos negócios para você.

Ferramenta de mídia social

Não se esqueça das mídias sociais como uma ótima ferramenta para rastrear o comportamento de seus clientes. Não apenas os clientes que interagem com o conteúdo postado, mas também os que tratam como um dos meios de comunicação para expressar suas preocupações.

Você pode responder a comentários, reclamações e abordar as preocupações dos clientes.

Recompensas

Fazer as coisas de maneira diferente das outras empresas irá gerar a lealdade de seus clientes. Qualquer empresa pode oferecer vantagens e recompensas, mas você precisa expandir além do programa de recompensa típico. Tente reconhecer os clientes da maneira mais inesperada e dê a eles o que eles amarão.

E por último, mas não menos importante, mesmo que um cliente não tenha uma necessidade atual do que sua empresa fornece, o simples ato de manter contato é bom sinal. Um boletim informativo ou e-mail pode convencer os clientes de que você ainda está lá para ajudá-los sempre que precisarem.

Marketing de Relacionamento com o Cliente (CRM) e Automação de Marketing (AM)

Ao implementar a AM no seu negócio, você constrói um melhor relacionamento com seus clientes. Ajuda a obter conexões pessoais sem tarefas demoradas. Ele também cria clientes bem informados, além de sua capacidade de aumentar as conversões, as ferramentas de AM reduzem a necessidade de contratar mão de obra adicional, além do custo de gerenciar e responder às preocupações dos clientes.

Usando o MA para melhorar o relacionamento com os clientes

Geralmente, a primeira coisa que você precisa conhecer é o seu público. Ao implementar a AM no seu negócio, você terá um relatório completo sobre cada interação do cliente no seu site.

Depois de saber quem é seu público, você precisa segmentar sua base de contatos de acordo com as preferências e interações. Ao criar uma AM que adiciona contatos a listas específicas de acordo com suas ações, você faz a segmentação. Por exemplo, contatos que se inscreveram recebem um boletim informativo, contatos que abriram o e-mail de boas-vindas e etc.

Crie ações personalizadas

Quando você faz isso, os contatos podem ser facilmente adicionados às listas através das quais o conteúdo relevante é enviado. De acordo com suas preferências ou um e-mail com uma oferta especial conectada ao perfil do comprador, é assim que eles usam o conteúdo. 

Dessa forma, com a AM, é possível rastrear as ações dos contatos, adicioná-los a uma lista específica e enviar um e-mail personalizado de acordo com o comportamento deles.

As ferramentas de AM podem ajudá-lo a gerenciar canais de mídia social, permitindo que você publique uma atualização consistente em várias redes. Todo mundo tem uma conta nas mídias sociais hoje em dia.

Em média, as pessoas passam cerca de 5 horas navegando nas mídias sociais diariamente, então é muito provável que vejam uma atualização que você publica.

Ao conectar sua ferramenta de AM aos canais de mídia social em que seus clientes estão, você pode enviar mensagens direcionadas a eles. Seja por meio de publicidade ou mensagem direta. Alcançá-los em canais nos quais eles se sentem confortáveis ​​os ajuda a se conectar e se envolver mais com sua marca.

Conclusão

O foco principal do marketing de relacionamento está em priorizar com quem já temos uma conexão, em vez de olhar para "novos" leads e criar confiança por meio de uma experiência impecável do cliente que agrega valor.

Segundo pesquisas, é muito mais caro atrair um novo usuário do que reter o existente. Portanto, usando estratégias adequadas, você está construindo confiança com seu cliente. Ele precisa de um motivo para escolher uma marca em detrimento de seus concorrentes em geral.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você