[ editar artigo]

Marketing Digital é diferente que Marketing Tradicional?

Marketing Digital é diferente que Marketing Tradicional?

Marketing Digital, Marketing Tradicional.... muitos tratam como se fossem duas coisas completamente diferentes. Porém, se marketing é marketing, qual a diferença entre um e o outro?

O marketing em ambiente digital

O marketing digital nada mais é que o bom e velho marketing voltado para o ambiente digital. Porém, entenda que, o bom e velho marketing não continua sempre o mesmo. Conforme o comportamento humano muda de acordo com as tecnologias que são disponibilizadas para a gente, o marketing também evolui.

No ambiente digital, o marketing deixou de ser uma via de mão única para virar uma via de mão dupla. Isso significa que, o consumidor antes passivo se torna ativo e influencia diretamente as ações de uma empresa. O feedback é instantâneo.

No digital, não é o meio que busca o cliente, mas o contrário. Portanto, com essa busca, esse interesse maior do consumidor diante a empresa, acaba se tornando um porta voz.

O marketing na era digital tem inúmeras possibilidades que ajudam as empresas e seus profissionais a impactarem da forma correta seu público. Não é como na televisão, que antigamente, todos queriam anunciar em horário nobre e não se sabia exatamente quem era a pessoa por trás da telinha. Hoje a mensagem é segmentada e personalizada, pois sabemos exatamente com quem falamos. Além disso, a interação é frequente.

A tecnologia mudou o comportamento humano. Antes, éramos pacientes e aguardávamos dias e dias para conseguir falar com uma empresa e quando não conseguíamos achávamos ok. Porém hoje, o consumidor quer uma resposta na hora, pois com as redes sociais as distâncias encurtaram e as marcas estão ali presentes o tempo inteiro.

Mas não para por aí. As empresas ainda possuem muitas vantagens em estarem utilizando o marketing digital a seu favor. Acontece que, diferentemente do famoso impresso, hoje, é possível medir em tempo real e de forma bem eficiente a forma como as ações estão sendo aceitas pelo público e quais estão sendo os resultados. Isso permite que as estratégias possam ser vistas e revistas sempre que necessário, em real time. Com o acompanhamento em tempo real, a aprendizagem também é contínua.

Hoje qualquer empresa pode utilizar o marketing digital a seu favor. E aquela que ainda não está presente nesse ambiente sem fronteiras, está perdendo não apenas espaço, mas também clientes e, consequentemente, dinheiro.

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você