Marketing Digital, Marketing Tradicional.... muitos tratam como se fossem duas coisas completamente diferentes. Porém, se marketing é marketing, qual a diferença entre um e o outro?
O marketing em ambiente digital
O marketing digital nada mais é que o bom e velho marketing voltado para o ambiente digital. Porém, entenda que, o bom e velho marketing não continua sempre o mesmo. Conforme o comportamento humano muda de acordo com as tecnologias que são disponibilizadas para a gente, o marketing também evolui.
No ambiente digital, o marketing deixou de ser uma via de mão única para virar uma via de mão dupla. Isso significa que, o consumidor antes passivo se torna ativo e influencia diretamente as ações de uma empresa. O feedback é instantâneo.
No digital, não é o meio que busca o cliente, mas o contrário. Portanto, com essa busca, esse interesse maior do consumidor diante a empresa, acaba se tornando um porta voz.
O marketing na era digital tem inúmeras possibilidades que ajudam as empresas e seus profissionais a impactarem da forma correta seu público. Não é como na televisão, que antigamente, todos queriam anunciar em horário nobre e não se sabia exatamente quem era a pessoa por trás da telinha. Hoje a mensagem é segmentada e personalizada, pois sabemos exatamente com quem falamos. Além disso, a interação é frequente.
A tecnologia mudou o comportamento humano. Antes, éramos pacientes e aguardávamos dias e dias para conseguir falar com uma empresa e quando não conseguíamos achávamos ok. Porém hoje, o consumidor quer uma resposta na hora, pois com as redes sociais as distâncias encurtaram e as marcas estão ali presentes o tempo inteiro.
Mas não para por aí. As empresas ainda possuem muitas vantagens em estarem utilizando o marketing digital a seu favor. Acontece que, diferentemente do famoso impresso, hoje, é possível medir em tempo real e de forma bem eficiente a forma como as ações estão sendo aceitas pelo público e quais estão sendo os resultados. Isso permite que as estratégias possam ser vistas e revistas sempre que necessário, em real time. Com o acompanhamento em tempo real, a aprendizagem também é contínua.
Hoje qualquer empresa pode utilizar o marketing digital a seu favor. E aquela que ainda não está presente nesse ambiente sem fronteiras, está perdendo não apenas espaço, mas também clientes e, consequentemente, dinheiro.