Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Marketing "On-life/Oneline" - Visão 360

Marketing "On-life/Oneline" - Visão 360
Patrícia Rônel - PR.RP
out. 6 - 3 min de leitura
000

A nomenclatura "Marketing Digital" é utilizada, porque o mercado adotou. Isto falando, literalmente, ao pé da letra.

Pausa para a reflexão, pois não existe marketing digital! Existe marketing no ambiente digital. Afinal, como bem afirmam a Martha e o Kiso, marketing é marketing.

O marketing deve ser focado no ser humano. Nunca, no digital, para fazer estratégias.

O que o seu público está utilizando de tecnologias, de mídia? (que podem ser digitais ou não).

Quando foca somente no digital, se deixa de ter a percepção real, que o seu público precisa para ser atendido. Portanto, é marketing no ambiente digital.

Até mesmo, a mídia tradicional, se reinventou através dos tempos. Como a televisão, que é mídia conjunta com celular. Atuando para grandes eventos ao vivo, por exemplo.

A mídia deve ser ressignificada (com o surgimento de novas mídias e tecnologias) mas as anteriores, nem sempre desaparecem. Portanto, não devemos falar somente do digital, se temos um ambiente macro, rico na multiplicidade de mídias, que vai muito além do digital.

Já ouviu falar em REALIDADE MISTA?

Resumidamente, é o ONLINE e OFFLINE trabalhando juntos. Um conceito de Paul Milgram, sobre um processo contínuo entre on/off.

Num extremo, temos a REALIDADE REAL (nada digital, nada imaginária). Que fique claro que, o extremismo não existe, mas seria o ponto máximo!

Do outro lado, temos a REALIDADE VIRTUAL (que seria a Matrix). Também não temos, totalmente e somente, o digital.

Conforme se mesclam, entre um extremo ao outro, pende-se para um lado ou mais, para o outro.

Já a REALIDADE AUMENTADA, é o uso digital para aumentar a minha realidade física.

E o que é a VIRTUALIDADE AUMENTADA? Quando uso físico para minha história digital.

O "Pokémon Go", por exemplo, tem mais relação à virtualidade aumentada, do que uma realidade aumentada.

Ver como ficará seu look em dispositivos dentro de lojas, é a realidade aumentada, já que se utiliza do digital para melhorar a experiência do consumidor.

O profissional de marketing é um estrategista. Portanto, é necessário que ele conheça as plataformas, tecnologias e estratégias digitais, com suas respectivas particularidades. Assim, a assertividade virá, da melhor forma, em um planejamento de marketing alinhado aos objetivos propostos. Tendo em mente o “on-life” - pensamento de que a pessoa está sempre conectada e online através dos seus dispositivos móveis. Ela é “always on”, sendo assim, o conceito de “mobile first" ou "mobile only” é fundamental - As pessoas estão no mundo tradicional, mas a conexão pode partir de um smartphone, óculos, relógios, tênis, etc.

Os consumidores, por meio de meios tradicionais, são convertidos para o universo da matrix. Ou seja, devemos agir, consumir tecnologias, plataformas tradicionais, integradas ao ambiente digital, com este mindset do núcleo ser digital. Já que os consumidores estão sempre conectados.

Não queremos perder a oportunidade, de fazer com que este consumidor continue a sua jornada, garantindo o seu sucesso.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você