Em decorrência da pandemia, o mercado imobiliário obteve uma aceleração obrigatória e bastante significativa na forma de demonstrar os produtos que o compõe. O desafio maior para os players imobiliários é o de como demonstrar de forma eficaz, que se aproxime da realidade, um objeto que é tátil, serve como lugar e cuja aproximação se faz obrigatória para se ter a noção de espaço.
Uma das estratégias que se tem utilizado é a digitalização total de todos os ambientes de imóveis para amplificar a experiência em uma visita virtual.
Um case bastante interessante que quero compartilhar foi construído pela GLP Brasil, empresa especializada em galpões logísticos, no lançamento de sua nova unidade na cidade de Jundiaí - SP. Trata-se de um tour virtual que conta com uma narração descritiva e utiliza diversos meios para a demonstração como drone, visita em todas as dependências do imóvel, gravação em 360º e recursos gráficos. E o principal: Utiliza uma das plataformas mais acessíveis para demonstração: O Youtube. Confira:
Apesar de seguir uma timeline de 7’40”, tem como diferencial a possibilidade de ser pausado para que se possa observar detalhes de todos os ângulos por onde o narrador está passando. Assim, visitante tem a possibilidade de decidir para qual detalhe do empreendimento gostaria de olhar. E falando no olhar, a experiência pode ser aprimorada utilizando um óculos VR.
Utilização de óculos VR para Realidade Aumentada
Para economizar com as construções dos caríssimos imóveis decorados em lançamentos imobiliários, há construtoras que já estejam investindo na realidade aumentada. Com a utilização dos óculos VR, o visitante pode caminhar pelo imóvel, como se de fato estivesse nele e ainda escolher detalhes da decoração (como cores, tipos de móveis, etc) que podem ser substituídos em tempo real.
Um exemplo de realidade aumentada aplicada no mercado imobiliário pode ser visto neste vídeo:
A realidade virtual pode ser utilizada também em imóveis à venda já construídos, aumentando a experiência do cliente no momento de pesquisa. O mais importante é que a utilização de tecnologias móveis no mercado imobiliário tem a capacidade de realizar a aproximação do cliente ao imóvel a qualquer hora do dia, de qualquer lugar do mundo e, principalmente, em qualquer etapa da jornada de venda.