[ editar artigo]

Mídias sociais e redes sociais: voz e interação nos ambientes digitais

Mídias sociais e redes sociais: voz e interação nos ambientes digitais

As interações humanas acontecem há milhares de anos, e são elas a base de todas as redes sociais. Com as tecnologias, as manifestações e interações sociais se intensificaram e migraram para as mídias sociais, que capitalizam os laços, conversas e conteúdos produzidos nestas mídias fazendo com que elas alcancem bilhões de pessoas no mundo todo.

Usar as mídias sociais como parte do planejamento de Marketing já não é mais uma opção, é uma obrigação. Saber em que redes seu cliente está presente, quais os tipos de interações que ele faz, quanto tempo ele passa nas redes, tudo isso pode ser mensurado e analisado para ser utilizado de forma eficiente. Nós somos seres essencialmente comunicativos e a essência das redes sociais é a comunicação, portanto quanto mais opções as tecnologias nos oferecem, mais voz teremos neste mundo cada vez mais online.

Entretanto, garantir que seu conteúdo chegue no seu cliente na rede que ele usa é uma tarefa cada vez mais complexa, que exige monitoramento e estratégias adequadas. Quanto maior o número de usuários de uma rede, maior é a quantidade de conteúdo sendo produzido, mas menos conteúdo é efetivamente consumido e entregue, pois as redes exibem apenas parte do que é produzido, dependendo de diversos fatores. É essencial analisar os nós nas redes (os indivíduos), os laços formados entre eles, o tipo de laço (laço forte, fraco ou ausente), para se aplicar a estratégia mais adequada.

Nós consumimos nas redes aquilo que é do nosso interesse, que chama nossa atenção, mas chegam para nós os conteúdos que estão sendo consumidos, produzidos e compartilhados por outros nós dependendo dos nossos laços. Cada tipo de laço gera um tipo de influência nas nossas redes, que equivalem a um tipo de capital social (o grau de importância na rede e que reflete-se também na nossa vida), e gera também um tipo de contribuição diferente nas redes. Entender os laços, os nós, os assuntos que estão sendo mencionados entre os usuários pode ser fundamental também para gerar insights relevantes para sua marca, já que esses dados estão sendo produzidos o tempo todo, em todas as redes.

Construir uma reputação, ganhar autoridade no assunto, posteriormente popularidade e maior visibilidade são os objetivos comuns para se construir influência nas redes sociais e garantir alcance para seus conteúdos. É um caminho longo a ser percorrido, mas que pode gerar frutos rentáveis para a marca e para aqueles que estão dispostos a manter a consistência nas redes sociais.

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você