O humano é um ser mobile por natureza. Na realidade em que estamos inseridos hoje, sentimos a necessidade de estar constantemente recebendo ou acessando informações. Virou questão de sobrevivência. Sem contar que o humano também é um ser social, e a comunicação é a base da socialização.
O desenvolvimento e a evolução das tecnologias de mobilidade, de comunicação e de informação nos transformou em nômades digitais. As plataformas e as tecnologias mobile nos permitem interagir uns com os outros e com sistemas operacionais instalados em computadores, carros, consoles e dispositivos diversos que nos acompanham na realização das tarefas do cotidiano. E mesmo que os produtos ainda não estejam acessíveis a todos os bolsos, os serviços já são mais democráticos e podem ser utilizados por qualquer um.
Aplicativos mobile de todas as categorias e segmentos possíveis foram criados com o objetivo de facilitar a vida das pessoas, seja na consulta médica, seja na atividade física. Ou simplesmente para um momento de distração, como é o caso dos jogos. E hoje também já é possível controlar seus eletroeletrônicos utilizando seu celular, mesmo estando fora de casa. Para tudo existe um App.
Pesquisas apontam que 72% do nosso tempo gasto na internet é com a tecnologia mobile mais próxima de nós: o smartphone. Então, nada mais justo que as marcas se utilizem desse dado relevante para também estarem mais próximas do seu consumidor, e melhor, na palma da mão e falando diretamente com eles. A sinergia do usuário com o dispositivo móvel aumenta a proximidade e conexão com as marcas. A mensagem agora é direcionada para um, personalizada, e não mais para muitos.
A conclusão é que se a marca quer ser útil na vida conectada das pessoas e precisa estar onde o seu consumidor está, então, que seja mobile first e utilize criativamente de plataformas e tecnologias para aumentar o know-how sobre o seu cliente para poder entregar produtos e serviços cada vez mais assertivos as suas necessidades e desejos, ressignificando a sua jornada.