Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mude sua maneira de ver o mundo para mudar o mundo que você vê.

Mude sua maneira de ver o mundo para mudar o mundo que você vê.
Flávia Dutra de Assis
out. 26 - 3 min de leitura
000

Quando falamos em ambientes imersivos temos a impressão de que é algo muito distante de nós, algo cinematográfico. Não percebemos que usamos essas tecnologias o tempo todo no nosso dia a dia através dos nossos celulares. 

Quem nunca usou o filtro de imagens no Instagram antes de gravar uma chamada nos stories ou de fazer a publicação de uma foto no feed? Esse é um recurso de RA (realidade aumentada).

Assim como quando usamos aplicativos como o waze ou google maps para traçar a rota de deslocamento para algum lugar, estamos usando um artifício de realidade mista.

Não faz muito tempo quando frequentemente esbarrávamos com grupos de jovens segurando seus celulares a procura de um POKÉMON GO, esse sem dúvida é o um bom exemplo de realidade aumentada.

Se você ainda não sabe do que estou falando, assista ao vídeo:

As realidades mistas ou híbridas estão cada vez mais presentes em nossas vidas e compreender o que são e como funcionam traz vantagens competitivas para ações de marketing.

"Define-se realidade mista (ou mixed reality) como a fusão dos mundos físico e virtual para produzir novos ambientes e visualizações na qual objetos físicos e digitais coexistem e interagem em tempo real." (Gabriel, Kiso 2020)

Nesse ano, por causa do isolamento social, muitas instituições de ensino debateram o tema realidade híbrida nas redes sociais, trazendo alternativas para ampliar e melhorar o ensino nas escolas. Mas esse modelo vem sendo utilizado a bastante tempo em universidades no exterior. Em 2018, a West Coast University começou a explorar novas tecnologias em parceria com a Microsoft para mergulhar os alunos no emocionante mundo da realidade aumentada. 

“Costumávamos dizer que existem três tipos de aprendizes: visual, auditivo ou cinestésico. Mas, à medida que começarmos a implementar a tecnologia na sala de aula, começaremos a ver um aumento de alunos mútuos ”, disse o professor associado da WCU-Los Angeles Shahram Bakhtiari. “Para os alunos que aprendem melhor quando estão imersos no assunto e se sentem no ambiente, a RA (realidade aumentada) é a porta de entrada para esse futuro.”

Aumentada ou Virtual: Qual é a diferença?

Tanto a realidade virtual quanto a aumentada fornecem a experiência por meio do 3D, áudio e vídeo de alta definição, mas ainda há uma grande diferença. O VR é completamente imersivo e coloca o usuário em uma realidade isolada, enquanto o AR é parcialmente imersivo. No mundo da realidade aumentada, o usuário pode olhar ao redor e através dos objetos artificiais da camada expandida.

Fonte: TheAppSolutions

Os ambientes imersos já são realidade a bastante tempo e, esse sem dúvida é um tema complexo que exige bastante estudo, por isso, sugiro a leitura do Capítulo 11 do livro Marketing na Era Digital da Martha Gabriel e Rafael Kiso. Aqui mesmo na Comunidade você encontrará vários artigos abordando o assunto, aproveite! E não deixe de testar todas as experiências que esses ambientes podem te proporcionar.  


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você