Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

MuVUCA, Pandemia ou Pandemonium?

MuVUCA, Pandemia ou Pandemonium?
Leonardo Mattos Santos
out. 30 - 2 min de leitura
000

Deixamos de contar a história para vivenciá-la, deixamos o papel de personagem para sermos protagonistas, de simples usuários à voz ativa.

Isso tudo em tão pouco tempo. Fica até difícil mensurar, pois o mesmo tempo que tínhamos no passado é o mesmo do presente contudo, temos a sensação de que ele acelerou.

Tudo ficou mais rápido e mais complexo, mais esforço para menores resultados. Para que todo esse envolvimento se ao final não saberemos se haverá certeza de sucesso?

A cada dia somos testados ao extremo seja na carreira seja na vida, momentos de alegria e momentos de tristeza, sensação de vitória e sentimentos de derrotas, frio, quente, forte, fraco, mas sempre rápido, veloz e instantâneo.

Se pararmos para revisar o que realmente está acontecendo, fechar os olhos, respirar e meditar, podemos nos perguntar: que mundo é esse? Ou que MuVUCA é essa? Volátil, incerta, complexa e sem respostas claras! Neste atual momento essa MuVUCA seria um Pandemonium ou uma Pandemia?

Seria uma revolução total no ambiente mercadológico juntamente com uma aceleração na evolução natural das “espécies”: empresas, fornecedores, distribuidores, consumidores e demais atores tiveram que se reinventar a ponto de buscar novas habilidades e novas inteligências para sobreviver?

Um novo ambiente mercadológico vem nascendo, novos conceitos, novas tendências, novas apostas, novos paradigmas, novas crises e lógico, novas adaptações. Pois estamos sempre em um ambiente vivo, em um ambiente que evolui!

 

"Pois no final das contas, sempre achamos que estávamos no controle do ambiente, mas na verdade estamos é sendo conduzidos pela história"

 

E para sobreviver a novos Cisnes Negros é preciso ter SustentaHabilidade, somente assim seremos capazes de nos tornarmos Antifrágeis à evolução do ambiente. “Pois no final das contas, sempre achamos que estávamos no controle do ambiente, mas na verdade estamos é sendo conduzidos pela história" (Taleb,2007).

TALEB, Nassim Nicholas, A Lógica do Cisne Negro, 2008,p ag. 269 Ed.Best Seller


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você