Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Netnografia como uma responsabilidade social

Netnografia como uma responsabilidade social
Matheus Henrique
jun. 15 - 2 min de leitura
000

Há quem diga que a Netnografia é uma ferramenta primordial para a realização de uma boa estratégia de Marketing, principalmente pelo fato de apontar possíveis tendências de mercado, inovações de acessibilidades e tecnologias, mas será que só podemos usufruir do conceito básico da Netnografia para fins mercadológicos e estratégicos?

Primeiro é interessante esclarecer que embora a Netnografia tenha como conceito principal analisar o nosso comportamento dentro do ambiente digital, a tecnologia e as mídias possibilitam que nossa conduta humana se reflita dentro do digital de forma igualitária, ou seja, todos estamos no mesmo patamar de influência, rompendo com hierarquias. Hoje youtubers e criadores de conteúdo tem o mesmo impacto de influência de empresas com mais de 30 anos de mercado.

O Brasil está entre os 4 países que mais consomem material digital no mundo, com esse aumento diário de usuários dentro das redes sociais, possibilitou que Netnografia entrasse em outro patamar, cada sua reflexão com relação a diferentes tipos de comportamento, cultura, religião, ideologia, ficou cada vez mais minucioso. Hoje dentro de um nicho específico, nasce várias ramificações, nenhum grupo de pessoas é unidimensional, o que torna esse estudo ainda mais detalhado.

Já sabemos que o comportamento humano reflete diretamente nas principais bases da Netnografia, mas agora, mas agora a própria Netnografia está auxiliando e ajudando a propagação de diversidade e representatividade nos meios de comunicação, uma vez que, os meios de comunicação e propaganda impactam totalmente na sociedade, isso potencializa sua importância, tornando assim uma responsabilidade social.

Nos últimos anos o aumento de influenciadores e campanhas atendendo a diversidade foi considerável, as marcas já entenderam que o público é cada vez mais diverso, suas opiniões e ideologias estão cada vez mais distintas e mudando constantemente, visando assim atender e acolher todos os públicos.

Graças a Netnografia, o marketing unidimensional e “estereotipado” está cada vez mais caindo em desuso. Temas como consciência de classe, representatividade racial, inclusão a comunidade    LGBTQI+, acessibilidade a portadores de deficiência e etc.  


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você