Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Netnografia rima com empatia

Netnografia rima com empatia
Karla Nayra Fernandes Pereira Carbonera
ago. 19 - 2 min de leitura
000

E não é só rima, trata-se de antropologia digital aplicada

Mais do que nunca a empatia ocupa um espaço central no campo do marketing no ambiente digital. O dicionário Aurélio on-line nos oferece uma perspectiva social daquilo que vem a ser empatia. Ele define "empatia é a compreensão do "Eu" social a partir de três recursos: enxergar-se de acordo com a opinião de outra pessoa; enxergar os outros de acordo com a opinião de outra pessoa; enxergar os outros de acordo com a opinião deles próprios". Mas empatia é, no sentido mais popular da palavra, a tentativa de um indivíduo se colocar no lugar do outro.

De acordo com a antropóloga, doutora Valéria Brandini, compreender o outro em sua completude requer uma imersão cultural. Para ela, o outro é aquele que se distingue do "eu", do "nós" e experimentar essas vivências nos ajuda a compreender de maneira sensível o sentido que uma cultura tem para determinadas comunidades. 

É comum julgarmos de forma negativa valores e significados diferentes daqueles que estamos acostumados. O estranhamento está normalmente atrelado à ignorância, pois se é estranho eu não conheço, se não conheço eu ignoro. Nesse cenário, a compreensão do outro sob uma perspectiva investigativa e curiosa, bem como a antropológica, torna-se uma ferramenta poderosa para a compreensão do comportamento do consumidor. 

Esse entendimento nos fornece aquilo que as ferramentas de analytics não conseguem, pois elas apenas apontam as tendências, mas não explicam o por quê, não demonstram as nuances de cada decisão tomada pelo consumidor. A netnografia significa a compreensão do outro no mundo digital por meio de uma  imersão cultural e observação cautelosa de um pequeno grupo de pessoas. 

Além disso, a netnografia nos proporciona entender não só o objeto de estudo em si, mas seus significados e valores. Esse processo não se limita ao outro, pois além de ganhos para a aplicação do marketing no ambiente digital, passamos a olhar de maneira mais crítica para dentro nós mesmos e isso transforma nossa maneira de enxergar o mundo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você