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Neuromarketing – o deep dive na mente do consumidor

Neuromarketing – o deep dive na mente do consumidor

A ciência dentro do marketing avança a passos rápidos – e é assim que tem que ser. Com o todo o respeito aos que construíram cases fantásticos com base na intuição e criatividade – diferenciais que permanecem sendo essenciais nessa disciplina.

Desde o pioneiro da publicidade John Wanamaker (1838-1922) criou sua famosa frase: “50% da verba de publicidade é desperdiçada, o problema é que eu não sei qual a metade”, que temos essa insegurança sobre o que realmente funciona para nossas marcas e produtos.

A mente humana tem complexidade que nem imaginamos – o que a torna mais fantástica de ser estudada. Temos um consumidor cada vez mais complexo, que age de forma fragmentada, que nos obriga a mergulhar cada vez mais e mais fundo – segmentação virou um desafio monstro.

Claro que hoje temos acesso a muitos instrumentos de pesquisa – e mesmo com vários deles, continuamos com dúvida sobre quais são os 50% desperdiçados. Quem já teve a oportunidade de participar de pesquisas com consumidores e ao término dela ter vários indicativos de que a resposta não era exatamente aquela – ou o oposto – fez tudo que a pesquisa indicou, sem ter os resultados previstos lá. Sempre reforçando que pesquisa é um instrumento de apoio a tomada de decisão e não a decisão em si.

As ideias do neuromarketing viraram hits pelas palestras e livros do Martin Linsdtorm a mais de uma década, considerações a parte pela linha que ele segue, a neurociência deve ser o ponto central dos estudos. Tive oportunidade de participar de um estudo junto a Nielsen em uma questão envolvendo embalagens – um grande aprendizado mútuo e a demonstração do potencial da ferramenta na prática.

A evolução continua e a imensa caminhada que ainda temos pela frente para entender a complexidade das relações de consumo, agora conta com o poderoso suporte do neuromarketing – melhor ainda quando dele recebemos caminhos importantes para mudar nossos resultados de forma prática no marketing digital.

Um verdadeiro mergulho profundo na mente do consumidor.

Marketing na Era Digital
Edgar Galbiatti
Edgar Galbiatti Seguir

Gerente de marketing com grande experiência em empresas de bens de consumo e B2B com grande experiência. Sou mestre em Marketing pela Mackenzie e também atuo na área de ensino. Apaixonado por História e um aprendiz incansável.

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