[ editar artigo]

Nosso futuro será mobile

Nosso futuro será mobile

Vivemos num mundo praticamente mobile. O ser humano é mobile por natureza, e é um ser social onde a nossa comunicação é baseada em socialização com a necessidade de obter informações para poder viver melhor.

Temos ao nosso alcance diversas plataformas mobile, como:  os smartphones, carros, óculos VR, smartwatch, consoles, smart TV, e-readers, tablets, laptops, IOT, e temos as tecnologias que fazem as plataformas funcionarem que são: wi-fi, RFID, bluetooth, SMS, MMS, GPS, mobile tagging, NFC, aplicativos móveis e mobile TV.

Cada tecnologia tem sua função para facilitar a vida dos usuários e cada vez ficarão mais e mais próximas do nosso dia a dia

Hoje 71% dos domicílios brasileiros tem acesso à internet via wi-fi, que dispensa apresentações. O bluetooth é uma tecnologia que surgiu nos anos 90 e serve para trocar dados com outros dispositivos próximos, normalmente entre 1 a 10 metros, apesar de existirem alguns tipos de conexões que podem chegar a 100m. Ela é usada no ambiente de marketing para envio de anúncios e arquivos promocionais.

O RFID são tags inteligentes onde enviam informações. Uma das oportunidades mais interessantes que essas tags inteligentes permitem são as possibilidades que as marcas têm em interagirem com os consumidores por meio de produtos. Oferecer pontos, descontos e outros incentivos para aumentar a fidelidade do cliente, isso passa a ser muito interessante para as campanhas de marketing. Além de uso no ambiente de marketing RFID é muito utilizado em controle de estoques, rastreamento de bens, acesso de pessoas à grandes eventos, e outros

NFC é uma tecnologia de comunicação de curtíssimo alcance, mais ou menos de uns 10 centímetros, e ela funciona de uma forma parecida ao Bluetooth, só que com objetivos diferentes, hoje encontramos essa tecnologia em cartões de acesso a transportes públicos, acesso a empresariais, pagamento via celular onde você apenas encosta o celular na máquina de cobrança. Podemos usar também em ações promocionais, inserindo etiquetas NFC em cartazes, por exemplo, é possível colocar informações como a localização do estabelecimento via Google Maps, disponibilizar promoções e até permitir a compra de produtos.

Enfim, são diversas tecnologias para facilitar a vida do usuário, umas mais conhecidas do que outras e que também dispensam apresentações como o SMS, MMS e GPS e outras que ainda não estão tão difundidas no ambiente de marketing aqui no Brasil devido ao alto custo como citado acima o RFID e o NFC, mas o que sabemos é que investir em marketing para dispositivos móveis hoje deve ser uma realidade para as marcas, tendo em vista o novo comportamento dos usuários. É fundamental proporcionar ao consumidor novas experiências e métodos de consumo. Sendo assim, usar novas tecnologias de formas mais criativas e interativas é o caminho para melhores relacionamentos e resultados nas estratégias de marketing para mobile.

Marketing na Era Digital
Iara Teixeira de Espíndola
Iara Teixeira de Espíndola Seguir

Profissional da área de marketing desde 1994, atuei em empresas multinacionais e nacional de grande porte, na indústria, varejo e distribuição. Hoje presto consultoria em marketing e comunicação digital para PME.

Ler conteúdo completo
Indicados para você