[ editar artigo]

O cliente é da companhia e não só do marketing

O cliente é da companhia e não só do marketing

Cada vez mais temos ferramentas e metodologias que auxiliar a entender melhor quem é o cliente e sua jornada para entregar uma melhor experiência de compra para ele. No entanto, ainda é difícil em empresas tradicionais, que operam em silos utilizar de tais ferramentas para o crescimento do negócio.

Por mais simples que pareça, um negócio que não nasceu customer centric não possui em seu DNA o foco no cliente, então existe uma visão errônea de que o cliente é do marketing e não uma responsabilidade da empresa.

Mesmo existindo o discurso de custumer centric, muitas vezes vemos que o cliente não é prioridade nas tarefas do dia a dia, o que é quase impossível, reservar um tempo na agenda para a que a construção da jornada do cliente aconteça de forma integral e produtiva.

A jornada é complexa, o consumidor está cada vez mais conectado em diferentes plataformas e tecnologias, e a barreira entre o online e offline são fatores que dificultam essa construção. Não se limitando somente ao “line”, mas qualquer ponto de contato que seu cliente possa ter com a marca, sendo ele em maior ou menor escala todos precisam ser considerados.

O Google trás uma boa visão a partir da teoria do momento zero da verdade,  em que apresenta de uma forma macro como essa jornada acontece, sem hora e momento certo. Não existindo mais uma linha linear de experiência e pontos de contato com a marca.

Portanto, dedique um tempo ao cliente do seu negócio, criar a jornada poderá auxiliar toda a empresa em tomadas de decisões baseadas na experiência do seu cliente. No marketing mais especificamente poderá ajudar a comunicar o seu produto ou serviço passando a mensagem certa, no momento certo. Além de veicular essa mensagem de forma mais eficiente de acordo com seu investimento de marketing.

Créditos: Photo by RF studio from Pexels

Marketing na Era Digital
Renan Boer
Renan Boer Seguir

Publicitário formado pela PUCPR, atua na área de marketing em comunicação integrada, possui habilidades em estratégias de comunicação e marketing de conteúdo. Tem passagem por agência, veículo e cliente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você